O Brasil possui alguns bons exemplos de iniciativas que respeitam a vida e a dignidade humana e que realizam esforços para levar um cuidado essencial e práticas integrativas em diferentes níveis dentro dos Cuidados Paliativos.

A Unidade Cuidativa de Pelotas é um desses exemplo. O espaço, vinculado ao SUS,  promove atendimentos em cuidados paliativos para a população de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Este ano, a instituição realizou uma ação de entrega de mais de vinte mil máscaras para moradores de alguns bairros da cidade.

O projeto, intitulado Máscaras Cuidativas, é realizado por integrantes da Cuidativa e costureiras voluntárias, que confeccionam as máscaras de tecido.

No próximo dia 26/11, quinta-feira, às 19h, estudantes que participam de Ligas Acadêmicas de Cuidados Paliativos conversam com a médica e professora Julieta Fripp, coordenadora Unidade Cuidativa de Pelotas.

A conversa será transmitida em nosso canal do Youtube e será mediada pelo jornalista Ruam Oliveira, que integra a equipe de comunicação do hospital Premier.

Acesse: bit.ly/papocuidativa

Saiba mais sobre o projeto das Máscaras Cuidativas

Sobre Julieta Fripp
Médica paliativista, Docente da Disciplina de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina / UFPEL. Coordenadora efetiva da Unidade Cuidativa de Cuidados Paliativos, idealizadora dos Programas de Internação Domiciliar para Pacientes Oncológicos (PIDI) implantados em 2005 em Pelotas, idealizou e implementou o Programa Melhor em Casa no HE UFPEL , Lider do Grupo de Pesquisas LEP – RCP (Laboratório de Estudos e Pesquisas na Rede de Cuidados Paliativos UFPEL. Co-fundadora e atual Presidente do Instituto Cuidativo – Associação Pró Centro Regional de Referência em Cuidados Paliativos na UFPel.

Anote em sua agenda
Uma conversa sobre a Unidade Cuidativa de Pelotas