Programa QELCA© Treinamento do Treinador

Inovação na educação para o cuidado de fim de vida

Nas últimas décadas, verifica-se que a população tem vivido por mais tempo e com comorbidades complexas, o que resulta em desafios significativos para muitos dos sistemas de saúde pelo mundo.

Focar em educação e treinamento da força de trabalho que presta a maior parte dos cuidados no fim da vida é uma estratégia fundamental para garantir que o processo de morte seja acompanhado por profissionais com habilidade e compaixão.

Em tradução livre, QELCA© (Quality End of Life Care for All) significa Cuidados de Fim de Vida com Qualidade para Todos. Desenvolvido pela instituição de saúde britânica St Christopher’s Hospice – berço mundial dos Cuidados Paliativos –, o programa busca empoderar equipes de profissionais de qualquer área ou disciplina clínica para liderarem a prestação de cuidado de alta qualidade aos pacientes no fim da vida e às suas famílias.

St Christopher QELCA

O Programa QELCA©

Desenvolvido inicialmente em parceria com o King’s Fund, o programa QELCA© foi implementado em todo o Reino Unido em colaboração com o Hospice UK e o NHS (sistema nacional de saúde britânico). Atualmente é implementado em países como Canadá, China, Austrália, Coréia do Sul, Argentina e Brasil.

QELCA© é um programa de propriedade intelectual do St Christopher’s Hospice. Qualquer instituição que deseje oferecer o programa precisa ser registrado como Treinador QELCA©. No Brasil, a formação é oferecida pelo Instituto Premier, a partir do programa QELCA© Treinamento do Treinador.

O programa foi elaborado para ser ministrado por profissionais com experiência em Cuidados Paliativos, que possuem habilidades valiosas no gerenciamento dos sintomas (físicos, psicossociais e espirituais) experimentados no final da vida. A mesma abordagem centrada na pessoa é usada para apoiar e permitir que os participantes melhorem os cuidados no final da vida nos locais em que trabalham.

Processo de certificação

Se a sua instituição deseja se tornar um Centro Certificado para oferecer o Programa QELCA© dentro e fora de sua instituição, acesse o Fluxograma para Certificadas QELCA©. O processo começa com a identificação de pelo menos dois membros da equipe para participar do Programa QELCA© Treinamento do Treinador.

Em parceria com o St Christopher’s, o Instituto Premier é responsável por oferecer os recursos educacionais e dar suporte durante a realização da fase de implementação do programa. O aprendizado será avaliado através da submissão de um ensaio reflexivo e de um portfólio de evidências.

O que vou aprender?

• Justificativas e contextos para o desenvolvimento do Programa QELCA©
• A teoria subjacente à abordagem QELCA©
para a educação em cuidados de final de vida
• O papel do Facilitador QELCA© e estratégias para superar obstáculos à realização eficaz do programa
• Os elementos principais do Programa QELCA©, como empregá-los e quais recursos utilizar

Quem pode participar?

Profissionais com experiência em Cuidados Paliativos das seguintes áreas:

• Medicina
• Enfermagem
• Psicologia
• Assistência social
• Educação
• Fisioterapia
• Terapia Ocupacional
• Nutrição
• Fonoaudiologia

Pré-requisitos

• Mínimo de 3 anos de experiência
em Cuidados Paliativos
• Apoio da instituição empregadora para oferecer e realizar o Programa QELCA©
• Disponibilidade de participar dos
quatro dias de treinamento
• Possibilidade de concluir as avaliações, tarefas e atividades do curso
• Capacidade de aplicar o Programa QELCA© em 6 meses após o treinamento

A conclusão bem-sucedida deste programa resulta na obtenção de um certificado combinado St Christopher’s CARE / Instituto Premier e no registro de Treinadores QELCA© do St Christopher’s.

Facilitadoras

Amirah Adnan Salman

Médica especializada em Medicina Física e Reabilitação, é consultora educacional e assistente de pesquisa do Instituto Premier. Pós-graduada e assistente de ensino em pesquisa clínica pela Harvard T.H.Chan Escola de Saúde Pública. Fellowship na Clínica de Manejo Interdisciplinar da Dor – Groote Schuur Hospital, University of Cape Town. E mestranda em Saúde Pública – Análise de Sistemas e Políticas de Saúde pela University of Cape Town.

Liz Bryan

Professora do King’s College London. Possui qualificações em Enfermagem, Psicoterapia e Educação. Foi diretora de Educação do St Christopher’s Hospice e líder da equipe de Prática Avançada.

Manuela Salman

Médica especializada em Psiquiatria, é membro do Conselho Executivo e coordenadora do Departamento de Saúde Mental do Hospital Premier, além de diretora do Instituto Premier de Educação e Cultura. Pós-graduada em Cuidados Paliativos num Modelo de Atenção Integral à Saúde pela Faculdade de Medicina de Itajubá / Hospital Premier, é pós-graduada em Medicina Paliativa pelo Centro Universitário São Camilo / Instituto Paliar.

Angélica Massako Yamaguchi

Médica geriatra com área de atuação em Cuidados Paliativos, é doutora em Ciências pela FMUSP e supervisora clínica do Hospital Premier. Ex-assistente do NADI – ICHC – FMUSP, é membro da Comissão Científica do Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar e colaboradora do Ministério da Saúde – Cadernos de Atenção Domiciliar.

Vídeos

Programa QELCA© Treinamento do Treinador | 6 a 9 de Setembro de 2021

Formação voltada a profissionais de instituições públicas
Inscrições encerradas | Vagas esgotadas


Instituições participantes: Hospital de Apoio de Brasília, Hospital do Câncer – Unidade IV do INCA, Hospital de Clínicas da Unicamp, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Instituto Cuidativo – Associação Pró Centro Regional de Cuidados Paliativos na UFPel, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo-IAMSPE, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira-IMIP, Secretaria de Saúde da Bahia – SESAB, Hospice Erasto Gaernter, Hospital Premier.

Próximo curso e investimento

Junho de 2022

  • Formação voltada a profissionais de instituições públicas e privadas

Reserve já sua vaga > Informações: qelca@institutopremier.com.br

  • R$ 9 mil por participante

O programa oferece condições especiais para instituições públicas