Como presente aos funcionários e pacientes que estão em isolamento no Premier, um grupo de mulheres, entre elas a enfermeira aposentada Rioco Kayano, enviou ao hospital diversos tsurus para serem pendurados nas árvores da praça localizada em frente à instituição.

Kayano, que em 2019 foi professora do curso Viver a Música, promovido pelo Instituto Premier de Educação e Cultura, conta que a ideia de produzir os origamis veio de sua amiga Beth Ziani, como forma de quebrar o isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Todas as integrantes do grupo possuem mais de 60 anos e, portanto, estão na faixa de risco da doença.

Todas as tardes, por cerca de uma hora, as amigas realizam vídeo-conferência para conversar e produzir origamis. No Japão o tsuru é um pássaro considerado símbolo de saúde, boa sorte, longevidade e fortuna. A tradição de reproduzir o pássaro em origami também é japonesa. Segundo a lenda, se alguém produz mil tsurus em dobradura pensando em um desejo, ele se realiza.

Veja o vídeo com a fala da Rioco Kayano: