Neste 9 de dezembro é a comemoração do Dia do Fonoaudiólogo, profissional muito importante em nossa rotina de trabalho. Parabéns a todos os colegas que se dedicam com perseverança aos pacientes.

Em pacientes com paralisia cerebral e traumatismo craniano, por exemplo, com danos relacionados à musculatura da face e suas funções vitais, a fonoaudiologia avalia o sistema estomatognático, que está relacionado à sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala. É a motricidade orofacial.

No caso de disfagia, que é o problema ou dificuldade ao deglutir, com o auxílio de um fonoaudiólogo e exercícios adequados, o paciente poderá retomar a alimentação segura, sem incômodos, contribuindo, assim, para sua qualidade de vida e convívio social. Muitas vezes essa condição está relacionada à doenças ou tratamentos anteriores, como câncer, acidente vascular cerebral ou traqueostomia.

Contudo, os fonoaudiólogos são muito associados pelo trabalho de habilitação e reabilitação da fala, como as alterações na voz, gagueira, língua presa e problemas na pronúncia de fonemas. Com o auxílio de um profissional qualificado é possível melhorar a qualidade da voz e da fala, deixando-a mais limpa e clara através de técnicas de respiração, aquecimento vocal e exercícios específicos. Por esse motivo tantos jornalistas, locutores, dubladores, atores, cantores e telefonistas procuram a fonoaudiologia.