O Premier realizou no último dia 25 de outubro um festival de Talentos com colaboradores do Hospital, familiares, participantes do Projeto Bairro Amigo do Idoso e crianças da EMEF Dr. José Dias da Silveira, localizada na Vila Cordeiro. A ação, organizada pela equipe de Saúde Mental da instituição, teve por objetivo promover o cuidado em diferentes abordagens e nutrir o convívio entre pessoas de diferentes gerações.

Yvonne Franco, professora aposentada e familiar de um dos pacientes do Premier, contou que considera importante ações como essas porque  facilita o entrosamento entre as pessoas e ajudam a elevar o espírito, despertando  “um sentimento de confraternização, amor e compartilhamento”.

Ações como esta ocorrem frequentemente no Hospital, realizados pelos terapeutas ocupacionais ou de forma multidisciplinar,  como foi  o caso do Festival.

Estudantes da Escola Municipal José Dias da Silveira. Foto: Ruam Oliveira / Hospital Premier

Os participantes do “Bairro Amigo do Idoso” – projeto de integração entre idosos do hospital e moradores do bairro da Vila Cordeiro, onde fica localizado o Premier – cantaram canções com as crianças do Coral da EMEF José Dias da Silveira, vizinha do Hospital. “É importante porque tanto os idosos quanto as crianças sentem-se reconhecidos pelo que fazem e também há este senso de pertencimento, que é muito valioso para eles”, conta a professora de canto coral Luciana Regina Leite, que acompanha tanto as crianças quanto os idosos nas aulas de canto.

Integrar, valorizar e entregar o protagonismo às pessoas que participam do evento são objetivos centrais neste tipo de atividade, diz Lúcio Ferracini, psicólogo no Premier e integrante da equipe de Saúde Mental. Ele ressalta que o encontro intergeracional, como aconteceu com os corais das crianças e do Bairro Amigo do Idoso foi um dos pontos altos do evento, além da integração entre auxiliares de enfermagem, acompanhantes e demais participantes.