Dia 13 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. Ambas as especialidades tratam de reabilitação, estímulos e enriquecimento de rotinas de pacientes e fazem toda a diferença no tratamento.

No caso da Terapia Ocupacional, um dos principais objetivos é promover autonomia e qualidade de vida das pessoas, auxiliando familiares e cuidadores principalmente nas questões de perda cognitiva e fim de vida, no caso dos Cuidados Paliativos, explica a terapeuta ocupacional Jaqueline Lupi, que atua no Premier. 

A terapeuta ocupacional aponta que no Brasil, a especialidade tem recebido mais reconhecimento ao longo do tempo e muito disso se dá devido à criação de associações de classe e do aumento de estudos na área. 

Em se tratando da fisioterapia, a prática busca amenizar os impactos  e desequilíbrios de patologias nos pacientes, seja sob uma ótica respiratória, motora ou neurológica. O fisioterapeuta Ricardo Godoy, que também atua no Premier, aponta que por ser mais recente, a profissão ainda tem muitas conquistas a serem alcançadas, mas reforça que o contexto de pandemia de covid-19 deixou mais evidente a importância desses profissionais no dia a dia das equipes.

Numa equipe multiprofissional, ambos os postos são de extrema importância para que a qualidade do atendimento seja efetiva. É impossível falar sobre Cuidados Paliativos sem a presença e atuação destes profissionais. 

Leave a reply