26/02/2015
Texto: Estomaterapeuta Dra. Andréia Schunck e Arnado Pinheiro da Costa

curativoO termo Estomaterapia refere-se ao “Cuidado de pessoas com Estomias, Feridas e Incontinências”.  O Estomaterapeuta é o profissional que tem conhecimento, treinamento e habilidade para cuidar de qualquer tipo de estomizado e de portadores de fístulas, feridas agudas e crônicas e incontinência anal e urinária (Santos, 2006; SOBEST, 2014; WCET, 2014).

No Hospital Premier, o Serviço de Estomaterapia foi criado em fevereiro de 2013, destinado a prestar assistência especializada aos pacientes com feridas (úlcera por pressão (“escara”), lesão por fricção (skin tears), pé diabético, úlceras vasculogênicas), aos estomizados e incontinentes além de orientar à família e os cuidadores.

A organização e fluxo do atendimento do Serviço de Estomaterapia foram criados de acordo com necessidade do Hospital, com elaboração de impressos para avaliação, evolução e aplicação de escalas (utilizamos a Escala de BRADEN para avaliação de risco de desenvolver úlcera por pressão e a Escala de PUSH para avaliação da cicatrização das lesões).

As principais atividades desenvolvidas pela equipe de estomaterapia são:

•  Atendimento na admissão dos pacientes em cuidados paliativos, com avaliação e orientação aos familiares, cuidadores e equipe multiprofissional.

•  Prescrição das condutas em prontuário médico.

•  Avaliação conforme solicitação da equipe multiprofissional.

•  Reavaliação de condutas conforme necessidade, preestabelecida na terapêutica.

•  Avaliação de rotina mensal de todas às lesões, incontinências, estomias, feridas operatórias, drenos e dermatites, com registro fotográfico.

•  Evolução mensal em impresso da estomaterapia em prontuário do paciente (online).

•  Atendimento ambulatorial.

•  Orientações à equipe de enfermagem quanto aos cuidados específicos de prevenção e tratamento das feridas, estomas e incontinências junto à Educação Continuada.

•  Discussão de casos com a equipe multidisciplinar.

•  Coletados mensalmente dados para realização dos indicadores de qualidade: incidência de úlcera por pressão, prevalência de úlcera por pressão, taxa de cicatrização de feridas, entre outros.

Os resultados obtidos pela Equipe de Estomaterapia são atendimentos especializados e individualizados em 100% dos pacientes internados com lesões, estomias, incontinências, drenos e dermatites; seguindo os consensos e guidelines pautados nos princípios dos Cuidados Paliativos.

A equipe de estomaterapia é composta pela Estomaterapeuta Dra. Andréia Schunck , enfermeiro Arnaldo Pinheiro da Costa e a técnica de enfermagem Cláudia Fernandes Rocha.