EDIÇÕES ANTERIORES

Conheça um pouco mais das edições anteriores

A primeira edição do Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos ocorreu em 2012, com a participação de 31 serviços atuantes no país. Os dados resultantes do evento formaram o primeiro perfil dos serviços de Cuidados Paliativos no Brasil, apresentado no congresso da European Association for Palliative Care de 2013, em Praga, na República Tcheca.

A segunda edição do Encontro, realizada em 2014, teve como principais objetivos divulgar os serviços de Cuidados Paliativos existentes no Brasil, refletir sobre o tema no país e estimular a criação de uma rede de colaboração entre os serviços brasileiros. Paralelamente, promoveu-se pela primeira vez um encontro de ligas acadêmicas de Cuidados Paliativos e o sétimo Ciclo de Cinema e Reflexão. Participaram desta edição do Encontro 69 serviços de Cuidados Paliativos. Os dados da pesquisa realizada no evento foram apresentados no congresso da European Association for Palliative Care de 2015, em Copenhague, na Dinamarca.

Em 2016, para dar continuidade ao trabalho de rede e proporcionar reflexões a partir do tema Autonomia versus Transferência de Responsabilidade, organizou-se o Fórum de Serviços de Cuidados Paliativos, que teve como fruto o mapeamento de cerca de 200 novos serviços de Cuidados Paliativos atuantes no Brasil.

Em 2017, os três dias de evento trouxeram reflexões acerca da bioética, das condições e da qualidade da assistência médica e sobre a síndrome do esgotamento profissional, entre outros assuntos discutidos por grupos de trabalho compostos por profissionais com experiências variadas.

A mais recente edição, aconteceu em 2019 no Hospital Premier, fortalecendo a rede de serviços de Cuidados Paliativos do Brasil.

Galeria de áudio das palestras do IV Encontro

Panorama dos cuidados de fim de vida no Reino Unido – últimos 20 anos
Liz Bryan

Panorama dos Cuidados Paliativos na América Latina, em espanhol
Gustavo de Simone

Estado da arte dos Cuidados Paliativos no Brasil
André Filipe Junqueira

Perguntas & Respostas:
Estado da Arte dos Cuidados Paliativos

Como posso ser um profissional de Cuidados Paliativos
Liz Bryan

Agora vou cuidar
de mim
Dalva Matsumoto

A experiência do St. Christopher’s Hospice – Londres
Liz Bryan

A experiência do Hospital Premier – São Paulo/BR
Samir Salman

Edição 2017

Vagas limitadas! Inscreva-se agora

22 a 24 de setembro de 2021 – Evento Online

INSCREVA-SE AQUI