Sobre o Viver a Música

Ficha de Inscrição

O Curso de formação para músicos atuantes em instituições de saúde, desde sua primeira edição, é uma das ferramentas de projeção dos valores que norteiam o Instituto Premier de Educação e Cultura. Observar a relação entre as instituições de saúde e sua responsabilidade social é uma das forças motrizes de nossa instituição e o Curso Viver a Música representa uma estratégia encontrada pelo Premier para aprofundar e difundir a reflexão entre o envelhecimento, a vida nos hospitais, as artes e a cultura.

O curso “Viver a Música – Formação para Músicos Atuantes em Instituições de Saúde” é voltado para músicos profissionais e amadores que se interessam em atuar em hospitais, instituições de longa permanência e organizações de saúde. Estruturada sobre três grandes pilares – “Música”, “Saúde” e “Memória e Cultura” – a 7ª edição do curso assume o corpo como o suporte dos valores, conhecimentos e intuições que deverão orientar os músicos-cuidadores formados em seu posterior e contínuo desenvolvimento.

Inscreva-se aqui!

O curso compõe-se da seguinte forma:

  • A história da música é acessada num primeiro momento pela aquisição de diferentes repertórios musicais – a partir de fonogramas originais – e praticada em saraus regulares no Hospital, regidos pelas biografias de pacientes.
  • Psicodrama, contação de histórias, debates sobre ancestralidade, memória, ciclos da vida e estética são temáticas propostas no curso para acessar a sensibilização emocional que reconhece o paciente como sujeito na comunicação musical.
  • A interpretação musical e o desenvolvimento técnico são orientados e inspirados por mestres de reconhecimento nacional e internacional.
  • O que se costuma chamar de “teoria musical” é desenvolvido num encontro entre a performance, a percepção e a estruturação musical com o método O Passo.
  • O contato com os desafios da saúde no Brasil, as especificidades técnicas do cotidiano hospitalar e o chamado para uma compreensão ampla da tarefa de ‘cuidar’ são apresentados por profissionais do Hospital Premier, referência no universo dos Cuidados Paliativos.

O curso acontece de maio a novembro de 2022, com aulas quinzenais aos finais de semana, além de estágios supervisionados em hospitais, clínicas e instituições de saúde. A carga horária total é de 110 horas.

Sob coordenação do músico e professor Emiliano Castro, estão previstas aulas práticas, expositivas e vivências com um corpo docente da mais alta qualificação em diferentes campos da música, da saúde e da reflexão sobre a vida em sociedade.

Entre as presenças confirmadas estão Beth Beli (Ilú Obá de Min), Gabriel Levy, Ivan Vilela, Marlui Miranda, Toninho Carrasqueira, Samir Salman, Angélica Yamaguchi, Lucio Ferracini, Regina Machado, Gina Falcão, Juarez Travassos e André Hosoi (Barbatuques).

O processo de avaliação será contínuo, observando o acompanhamento das aulas de instrução e por meio de audio-relatórios e de relatórios escritos durante o período dos estágios, orientados pelos professores. Os alunos receberão certificado de conclusão após avaliação do corpo docente.

Cronograma 2022

Inscrições: de 11 de abril a 19 de maio
Audição presencial dos inscritos: 20 e 21 de maio
Divulgação dos selecionados: 23 de maio
Vagas: 20
Período do curso: 28 de maio a 27 de novembro. Aulas aos finais de semana, a cada 15 dias. Sábados, das 9h às 19h; domingos, das 9h às 13h.
Carga horária: 110 horas de atividades, das quais 18 horas serão sob a forma de estágio supervisionado

Investimento

A inscrição para o curso “Viver a Música – Formação para Músicos Atuantes em Instituições de Saúde” será confirmada mediante o pagamento de uma taxa de R$ 50. O valor será reembolsado no caso de o interessado não ser selecionado para o curso e será descontado do valor do curso para os candidatos aprovados. Em caso de desistência durante o processo seletivo não haverá reembolso.

O curso poderá ser pago em 6 parcelas de R$ 700,00. Pagamentos à vista terão direito a 10% de desconto no valor total do curso.

Sobre a iniciativa

Músicos atuantes em instituições de saúde são profissionais com formação específica para trabalhar na área da saúde. Neste novo campo de trabalho, os músicos tocam instrumentos e cantam para os pacientes e com os pacientes, familiares e profissionais da instituição hospitalar. Isso cria momentos de ruptura com a rotina e possibilita um espaço de prazer, emoção e diálogo.

O projeto Música nos Hospitais, que teve início em 2011 no Hospital Premier, é organizado pelo Instituto Premier de Educação e Cultura, cujo objetivo é promover, apoiar e conduzir ações na área do envelhecimento humano e dos Cuidados Paliativos.

Corpo Docente (a confirmar)

MÚSICA

Adilson Casimiro – musicoterapeuta e músico atuante em instituições de saúde
Andre Hosoi – músico, integrante do Grupo Barbatuques e produtor
Edmilson Capelupi – músico, arranjador e professor
Emiliano Castro – músico, antropólogo, diretor do Instituto d’O Passo e coordenador pedagógico do curso Viver a Música
Gabriel Levy – arranjador, compositor e educador
Giba Donato – engenheiro e músico atuante no Hospital Premier
Gina Falcão – cantora e preparadora vocal
Ivan Vilela – professor, músico e compositor
Juarez Travassos  – engenheiro e músico atuante no Hospital Premier
Tecca Maris  – Cantora atuante no Hospital
Toninho Carrasqueira – músico, professor e compositor
Wilson Fabro – músico e arte-educador

SAÚDE

Dr Samir Salman – médico, diretor superintendente do Hospital Premier
Dra Angélica Yamaguchi – médica especialista em geriatria e gerontologia, diretora do Hospital Premier
Dra Manuela Salman – médica especializada em psiquiatria, diretora do Hospital Premier
Jaqueline Lupi – Terapeuta Ocupacional
Lucio Guilherme Ferracini – psicólogo, presidente da Associação Brasileira de Psicodrama, diretor do Hospital Premier
Dra Regina Helena Ribeiro – Médica antroposófica

MEMÓRIA E CULTURA

Beth Beli – Arte-educadora, mestra de bateria e fundadora do Ilú Obá de Min
Olga Futemma – coordenadora geral da Cinemateca Brasileira
Regina Machado – contadora de histórias, professora e pesquisadora
Rioco Kayano – bordadeira, enfermeira aposentada, especialista em Saúde Coletiva

Translate »