Artistas conversam sobre o documentário que acompanha últimos dias de isolamento total do hospital Premier

O hospital Premier viveu 100 dias de isolamento total em 2020. Funcionários e colaboradores se voluntariaram, na ação que ficou conhecida como Quarentena Solidária, para impedir que o novo coronavírus entrasse na instituição.

O isolamento total se encerrou em julho e até novembro deste ano nenhum caso de covid-19 foi registrado na instituição.

Essa experiência foi contada no documentário Esquina do Mundo, produzido pela Diorama Cultura em parceria com a Drama Filmes.

Para comentar o filme, o ator Sérgio Mamberti e o artista gráfico Elifas Andreato participam de um bate papo com o diretor do documentário João Rocha Rodrigues nesta quarta-feira, às 19h. A conversa será pelo canal do hospital Premier no Youtube.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Sobre o filme
Esquina do Mundo

(dir. João Rocha Rodrigues, Diorama Cultural/Drama Filmes, 2020 – 50 min.)

Logo no início da pandemia de coronavírus, em março de 2020, um hospital paulista especializado em Cuidados Paliativos tomou uma decisão extrema para proteger seus pacientes, em sua maioria idosos, com doenças graves e de altíssimo risco para a covid-19. Fechou as portas com a equipe médica e administrativa, pacientes, cuidadores e voluntários, instaurando um isolamento comunitário que não foi visto em nenhuma outra instituição de saúde do mundo. Contrastando com o que se vivia do lado de fora, o grupo de cerca de 150 pessoas se reunia para sessões de cinema, saraus, churrascos. Podia se tocar e abrir mão do uso de máscaras. Esquina do Mundo explora o dia a dia dessa experiência única, contando histórias de entrega e renúncia, de rompimento de hierarquias e de dedicação à vida.

direção e montagem: João Rocha Rodrigues

roteiro e entrevistas: Juliana Dantas

produção executiva: João Rocha Rodrigues e Renato Ciasca

produção, entrevistas e imagens adicionais: Ruam Oliveira

fotografia: Renato Shiruo

trilha sonora: Emiliano Castro

colorização: Humberto Mundim

edição de som e mixagem: Vitor Coroa

design: Laura Andreato

Elifas Andreato

Elifas Andreato é artista visual e jornalista. Começou a carreira em 1967 na Editora Abril, onde participou da criação de títulos como Placar, Veja e História da Música Popular Brasileira. Nos anos 1970, fundou órgãos da imprensa alternativa como Opinião, Argumento e Movimento. Destacou-se também como criador de capas de discos para os mais importantes nomes da MPB. Ao longo de uma carreira múltipla, dirigiu programas televisivos, espetáculos musicais, coleções de fascículos; escreveu para teatro e promoveu dezenas de exposições. Em 2011, pelo conjunto da obra, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog, concedido a pessoas que se destacam na defesa de valores éticos e democráticos e na luta pelos direitos humanos. O reconhecimento, assim como a comenda da Ordem do Mérito Cultural, em 2009, se junta a diversos prêmios que recebeu ao longo da carreira pela contribuição ao País, seja no campo artístico ou social.

Sérgio Mamberti

Sérgio Mamberti é ator e diretor. Formado pela Escola de Arte Dramática (1958-1961), tem participado ao longo de mais de 60 anos de carreira, de alguns dos mais significativos e polêmicos momentos da cena cultural brasileira. Ao todo, são quase 80 peças teatrais, 48 longa-metragens e vídeo filmes, 19 curta-metragens, 33 telenovelas, 35 minisséries, séries, especiais, teleteatros, além de inúmeras participações em eventos culturais e outros programas de televisão. Foi Secretário Nacional de Música e Artes Cênicas, Secretário da Identidade e Diversidade Cultural e Presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte).

João Rocha Rodrigues

João Rocha Rodrigues é jornalista. Ao longo da carreira, especializou-se na criação, pesquisa e desenvolvimento de conteúdos sobre cultura brasileira para diversas plataformas como TV, exposições, livros e revistas. No campo audiovisual, concebeu, dirigiu e roteirizou projetos diversos, como as séries televisivas Almanaque Brasil, O Teco-Teco e Aquarela Brasileira, vídeos institucionais para entidades como a Fundação Banco do Brasil e a WWF Reino Unido, além de documentários como Gracias a Gracia, sobre o bioeticista espanhol Diego Gracia, e O Haver: Pinturas e Músicas para Vinicius.

Vida e Pandemia: Esquina do Mundo comentado
com Elifas Andreato, Sérgio Mamberti e João Rocha Rodrigues