O dia 15 de maio é a data em que se comemora o Dia do Assistente Social. O profissional que atua no Serviço Social ganha ainda mais importância em tempos de pandemia como os quais estamos vivendo.

Juntamente com os demais membros da equipe, o assistente social busca aprimorar a qualidade de vida do paciente, oferecendo ao mesmo e às famílias suporte emocional e social.

No Premier, o Serviço Social tem atuado todos os dias para minimizar os impactos da distância e do isolamento nas famílias e nos pacientes.

Leia abaixo o relato da Assistente Social Cláudia Regina Silva que está na Quarentena Solidária desde o dia 25/3:

Hoje o dia do Assistente Social ganhou significado e contornos diferentes. Confinada há mais de 50 dias no Hospital Premier, unidade hospitalar de Cuidados Paliativos,  juntamente com os demais 89 colegas de equipe e voluntários nesta “missão”: a de manter uma assistência qualificada e humanizada em tempos de pandemia, garantindo a segurança e integridade de nossos pacientes, colaboradores e familiares.

Ser assistente Social nunca fez tanto sentido….
O confinamento e a condição de isolamento social  fazem emergir diversas situações de vulnerabilidade social e emocional (o que inclui as minhas vulnerabilidades enquanto mãe do Gabriel e filha da Maria do Carmo), e a dos demais pacientes por mim atendidos.

As demandas sociais são determinadas por diversos contextos e histórias de vida. A recomendação sobre a suspensão de visitas alterou a rotina de muitos pacientes e seus familiares.  Diante deste cenário, o Serviço Social tem atuado predominantemente na restauração do vinculo, ainda que de modo virtual. Através das vídeo chamadas  procuramos oferecer um contato cercado de sensibilidade, afeto e respeito à historia de vida  de cada paciente, proporcionando, dentro do possível,  alívio ao sofrimento causado pelo distanciamento.

Os benefícios deste encontro virtual são visualizados a cada vídeo chamada, nas quais partilhamos dos sorrisos, do choro de saudade e da emoção.

Estar na condição de confinamento em uma quarentena, nos convida a rever nossos valores, a ter um olhar empático para o próximo e para a vida, a exercer alteridade em seu sentido mais amplo. Conceitos que se aproximam e traduzem boa parte das práticas já exercidas pelo profissional  de Serviço Social.

Parabéns a todos os colegas de profissão e de vida!!

Cláudia Regina Silva – Assistente Social no Hospital Premier

(Comunicação Hospital Premier)