A atividade acontece de março a outubro de 2021, com aulas quinzenais aos finais de semana. Este ano o curso acontece inteiramente online e pessoas de diversas regiões podem se inscrever. As inscrições estão abertas até o próximo 22 de março.

Estão abertas as inscrições para a sexta edição do curso Viver a Música: Formação de músicos atuantes em instituições de saúde. Promovido pelo Instituto Premier de Educação e Cultura, o curso conta com professores como Beth Beli (Ilú Obá de Min), Dr Samir Salman, André Hosoi (Barbatuques), Ivan Vilela e Gabriel Levy, além de outros importantes profissionais da cultura e da saúde, sob coordenação de Emiliano Castro.

Confira a lista completa de professores em www.premierhospital.com.br/musicos.

Adaptando a proposta do curso para um ambiente virtual devido à pandemia de covid-19, o Viver a Música 2021 visa capacitar músicos profissionais e amadores nos campos da saúde, da memória e cultura e das possibilidades musicais adequadas à vivência em hospitais e instituições de longa permanência.

Esta atuação tem se mostrado, ao longo dos anos de curso, como um novo campo de trabalho onde os músicos tocam instrumentos e cantam para os pacientes e com os pacientes, familiares e profissionais da instituição hospitalar. Isso cria um espaço de prazer, emoção e diálogo e possibilita momentos de ruptura com a rotina.

A carga horária total é de 84 horas aula com encontros quinzenais sempre aos fins de semana.

Contação de histórias, psicodrama, debates sobre ancestralidade, memória, ciclos da vida e estética são temáticas propostas no curso para acessar a sensibilização emocional que reconhece o paciente como sujeito na comunicação musical.

A interpretação musical e o desenvolvimento técnico são orientados e inspirados por mestres de reconhecimento nacional e internacional que compõem o corpo docente do curso, como Ivan Vilela, Gabriel Levy e Toninho Carrasqueira. O que se costuma chamar de “teoria musical” é desenvolvida num encontro entre a performance, a percepção e a estruturação musical com o método O Passo.

O contato com os desafios da saúde no Brasil, as especificidades técnicas do cotidiano hospitalar e o chamado para uma compreensão ampla da tarefa de cuidar são apresentados por profissionais do Hospital Premier, referência no universo dos Cuidados Paliativos, além de convidados especiais.

Inscrições: até 22 de março de 2021, no site www.premierhospital.com.br/musicos

Vagas: 30

Período do curso: 03 de abril a 17 de outubro de 2021. Aulas aos fins de semana, a cada 15 dias. Sábados, das 9h às 13h; domingos, das 10h às 13h.

Carga horária: 84 horas
Investimento: 6 parcelas mensais de R$560,00. Pagamentos à vista terão desconto de 10%.

Inteiramente Online

Informações:  musicos@premierhospital.com.br