→ Programa é voltado a profissionais de instituições públicas e privadas; a primeira etapa acontece de 23 a 26 de agosto de 2022 de maneira remota.

Em tradução livre, QELCA© (Quality End of Life Care for All) significa Cuidados de Fim de Vida com Qualidade para Todos. O programa foi desenvolvido pela instituição de saúde britânica St Christopher’s Hospice, berço mundial dos Cuidados Paliativos, e trazido ao Brasil pelo Instituto Premier. Seu objetivo é empoderar equipes de profissionais para a prestação de cuidados de alta qualidade aos pacientes no final da vida.

Mais que uma formação voltada às práticas clínicas, QELCA© Treinamento do Treinador traz metodologias e ferramentas necessárias para que os participantes se tornem multiplicadores do aprendizado e, consequentemente, as práticas sejam compartilhadas com as equipes nas instituições de saúde onde atuam.

O diferencial do curso é garantir o acompanhamento personalizado, atento e especializado. Ele tem início em junho, com quatro dias de imersão em conteúdos e práticas compartilhadas, seguindo por um percurso único para cada instituição durante pelo menos 6 meses. Ao final do processo, a avaliação do conhecimento é realizada por meio da entrega de um ensaio reflexivo e de um portfólio de evidências, para que o registro e o compartilhamento sejam feitos de maneira sistematizada, garantindo a qualidade e a perenidade das ações.

Além de fortalecer as instituições participantes, o programa traz luz aos Cuidados Paliativos, o que faz com que as práticas sejam conhecidas pela sociedade e operadas por um grupo ainda maior. “A implementação do QELCA© no Premier, um programa inovador elaborado pelo St Christophers Hospice, que é referência mundial em cuidados paliativos, me traz uma sensação de missão cumprida e, ao mesmo tempo, de um caminho aberto. É o cumprimento de alguns dos desejos mais auspiciosos expressos na carta de princípios do Premier, escrita em 2008: ser um centro de referência em pesquisa e formação de profissionais e compartilhar conhecimento com a equipe, a comunidade científica e a sociedade”, afirma Samir Salman, diretor-presidente do Hospital Premier.

“A parceria com o St Christopher´s CARE e a oferta do programa QELCA© no Brasil nos aproxima das melhores práticas de Cuidados Paliativos no mundo. É um patrimônio que queremos compartilhar com o país e para além das nossas fronteiras”, completa Salman, reafirmando a intenção de formar cada vez mais pessoas e instituições capazes de ofertar um serviço de qualidade para todos.

Desenvolvido inicialmente em parceria com o King’s Fund, o programa QELCA© foi implementado em todo o Reino Unido em colaboração com o Hospice UK e o NHS (sistema nacional de saúde britânico). Atualmente é implementado em países como Canadá, China, Austrália, Coréia do Sul, Argentina e Brasil.

O programa foi elaborado para ser ministrado por profissionais com experiência em Cuidados Paliativos que possuem habilidades valiosas no gerenciamento dos sintomas físicos, psicossociais e espirituais experimentados no final da vida. A mesma abordagem centrada na pessoa é usada para apoiar e permitir que os participantes melhorem as práticas nos locais onde trabalham.

Saiba mais: https://premierhospital.com.br/programa-qelca