Você sabia que a limpeza dos ambientes tem total impacto na prevenção de infecções? Manter boas práticas de higiene pode impedir que microorganismos sejam disseminados, evitando assim a proliferação de doenças.

No caso de ambientes hospitalares, a equipe de limpeza é agente de prevenção de infecções e muito importante para o funcionamento das instituições.

A enfermeira Amanda Macedo com parte da equipe de limpeza do Premier. Foto: Ruam Oliveira / hospital Premier

Por isso, a enfermeira Amanda Macedo, responsável pelo Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) do Hospital Premier, realiza anualmente com todas as equipes que cuidam da limpeza e da cozinha uma capacitação para aperfeiçoamento das práticas de higiene do hospital.

A enfermeira destaca que, dentre as boas práticas a se seguir estão: manter as mãos sempre bem higienizadas, mesmo durante a troca de ambientes, e usar corretamente os EPIs (equipamento de proteção individual). São ações que podem parecer simples, mas que devem ser seguidas com atenção para garantir as melhores práticas.