Centro de Estudos Saber MAIS cria programa de capacitação e aprimoramento para dirigentes técnicos e administrativos

curso-capacitação-premier-hospital

 O objetivo do curso é implementar um programa que possa nutrir melhorias na qualidade e segurança dos pacientes do Hospital Premier. Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ / Premier Hospital

 

Ao longo de nove semanas, com sessões de uma hora, dirigentes das áreas administrativa e médica, das equipes de Enfermagem e Terapia Ocupacional participarão de encontros que visam proporcionar melhorias na qualidade dos serviços aos pacientes do Premier.  O “Programa de Capacitação e Aprimoramento de Dirigentes Técnicos e Administrativos” é ministrado pelo Dr. David Braga Júnior, consultor do grupo MAIS. 

 

Braga já trabalhou em projetos semelhantes na área da saúde no norte e nordeste do Brasil, no início dos anos 2000 e entende que capacitar equipes é muito importante pelo fato de o  sistema de saúde ser caro e, portanto, desperdícios devem ser evitados para que não ocorram “gastos sem resultado algum”. 

 

O médico também salientou que este tipo de capacitação é fundamental porque o ambiente hospitalar é um local com altas chances de risco, muitos dos quais  associados à iatrogenia –  o efeito negativo gerado nos pacientes em função do excesso de medicamentos e da combinação entre eles. 

 

O programa de capacitação para os profissionais do Premier segue os parâmetros dos Cuidados Paliativos e tem como alguns de seus principais objetivos:

 

         • Capacitar as equipes técnicas e administrativas multiprofissionais a atuarem de forma integrada em benefício do paciente e comprometidas com a otimização dos resultados, o que garante melhoria da qualidade dos processos administrativos e da sustentabilidade da  organização.

              ​•  Alinhar a metodologia aplicada no Premier aos programas da Agência Nacional de Saúde  Suplementar ( ANS) no âmbito do Programa 'Idosos Bem Cuidados' e as iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento das práticas de saúde - o ProQualis.

 

 

A intenção, de acordo com Dr. David Braga, é que após as nove semanas, os profissionais comecem a reorganizar sua atuação em equipe, junto aos pacientes e às famílias, procurando minimizar erros e garantir maior eficiência na gestão. 

 

“O que pretendemos é uma transformação do profissional em algo compatível com os valores que nós estabelecemos para este hospital”, afirmou. 

Grupo Mais