Premier abre inscrições para a quarta edição do “Músicos Atuantes em Hospitais e Instituições de Longa Permanência”

MÚSICOS-NOS-HOSPITAIS

O curso será coordenado pelo músico e professor Ivan Vilela e as aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábado,s no Premier
(Foto: Divulgação)

Músicos profissionais e amadores interessados em participar da quarta edição do curso “Músicos Atuantes em Hospitais e Instituições de Longa Permanência” têm até o próximo dia 30 de abril para formalizar a sua inscrição. Neste ano, são apenas vinte vagas e os candidatos selecionados deverão ser músicos com habilidades comprovadas em seus instrumentos.

As aulas, programadas para o período de maio a setembro, serão quinzenais, aos sábados, das 9 às 12h e das 14 às 18h; e aos domingos, das 9h às 12h, totalizando 84 horas de atividades (7 horas no dia 17/09). Haverá também estágio obrigatório em instituições de cuidados paliativos com o acompanhamento de supervisores, totalizando 24h. O processo de avaliação será contínuo, com a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) orientado pelos professores e monitores. O participante só será aprovado com 100% (cem por cento) de frequência e apenas receberá o certificado de conclusão após a total integralização dos créditos oferecidos.

Em sua quarta edição e sob a coordenação do músico e professor Ivan Vilela, a programação prevê palestras temáticas com renomados profissionais da área da saúde e das humanidades, como Tomiko Born, Lígia Py, Angélica Yamaguchi, Samir Salman e Josef Yaari, além de aulas de técnica vocal, improvisação, formação de repertórios de época, rítmica (Barbatuques) e simulações de abordagens de pacientes.

Sobre a iniciativa

Os músicos atuantes são profissionais com formação específica para trabalhar na área da saúde. Neste novo campo de trabalho, os músicos tocam instrumentos e cantam para os pacientes e com os pacientes, familiares e profissionais da instituição hospitalar. Isso cria momentos de ruptura com a rotina e possibilita um espaço de prazer, emoção e diálogo.

O projeto de Música nos Hospitais, que teve início em 2011, é organizado pelo Saber MAIS – Centro de Educação e Pesquisa do Premier Hospital – que tem como objetivo promover, apoiar e conduzir ações na área do envelhecimento humano e dos Cuidados Paliativos.

A ficha de inscrições está no site: http://premierhospital.com.br/musicos. Lá também estão fotos e vídeos das edições anteriores do curso.

Fernando Barba
Barbatuques e rítmica

Gina Falcão
Técnica Vocal e canto

Ivan Vilela
Coordenação pedagógica, História e estética na MPB

Juarez Travassos e Gilberto Donato
Práticas nos cuidados paliativos

Maria Nakasu
Acompanhamento psicológico

Ricardo Matsuda
Formação de repertórios de época, improvisação (procedimentos para acompanhamento instantâneo), prática de conjunto.

Professores Convidados da Área da Saúde
Tomiko Born, Lígia Py, Angélica Yamaguchi, Samir Salman e Josef Yaari

IV Curso de Formação de Músicos Atuantes em Hospitais e Instituições de Longa Permanência

Inscrições: Até 30 de abril de 2017
Seleção: 02 e 03 de maio de 2017, entre 10h e 19h
Período do curso: 6 de maio a 17 de setembro de 2017 (8 finais de semana)
Carga: 108 horas de atividades, das quais 24h sob a forma de estágio supervisionado
Investimento: R$1.250,00, em 5 parcelas mensais de R$250,00
Local dos encontros: Hospital Premier – Av. Jurubatuba, 485 – Vila Cordeiro, São Paulo, SP, CEP 04583-100.