Premier dá início ao Projeto “Cuidando da Praça” com ação de limpeza

cuidando-da-praça-10

Nesta primeira ação, os voluntários recolheram o lixo, o excesso de folhas, bitucas de cigarro entre outros itens.
Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ

Com vassouras, luvas e pás nas mãos, médicos, enfermeiros e alguns funcionários do Hospital Premier realizaram na manhã de sexta-feira, 13, o primeiro ato de limpeza da praça que marca o início do projeto “Cuidando da Praça”, que fica localizada em frente ao Hospital, na Avenida Jurubatuba, Vila Cordeiro, em São Paulo.

O Premier pretende realizar ações de limpeza e outras atividades no local toda segunda sexta-feira de cada mês, das 9h às 12h, sempre com a participação voluntária do corpo de funcionários, médicos e enfermeiros do Hospital.

O local onde hoje é a praça abrigava antes uma das vias da Avenida Jurubatuba e foi concebido por meio de reuniões entre as associações de bairro, a Prefeitura Regional de Pinheiros e outras entidades, entre elas o Premier. Com área e aparelhos para exercícios físicos, a praça – ainda sem um nome oficial – contém uma variedade de árvores, mesas e bancos para recreação e convívio.

O Hospital tem incutido em seus valores o conceito de “Bairro Amigo do Idoso” e uma das intenções é aproveitar a praça para proporcionar aos idosos e aos moradores momentos de sociabilização. “É usar a praça como catalisadora de atividades de reflexão social”, disse Dr. Samir Salman, superintendente do Premier, pouco antes da ação de limpeza. Segundo ele, este projeto também visa “atacar algo que acontece muito em São Paulo em relação aos idosos, que é a questão do pouco convívio social”.

cuidando-da-praça-02

A praça antes da atividade de limpeza
Foto: Ruam Oliveira /OBORÉ

Levou cerca de três anos desde a ideia inicial de criação da praça até o momento em que foi construída. O projeto foi encabeçado pelo então vereador e hoje secretário do verde e do meio ambiente da cidade de São Paulo Gilberto Natalini (PV-SP). O projeto ainda está em andamento e para que o local seja oficialmente designado como praça, devido a necessidade de alteração de registro.- de rua para praça - a proposta precisa ser avaliada pela Prefeitura Regional de Pinheiros, instância responsável pela instauração desse tipo de mudança na região.

O Premier pretende entrar em parceria público x privada com a Prefeitura para poder contribuir com a manutenção do local. A Praça será batizada em homenagem à ex-presidente da Associação dos Moradores da Vila Cordeiro, Dona Berta, falecida dias após o projeto de construção ser aprovado e grande entusiasta da criação da Praça.

Além da praça, as duas ruas laterais ao prédio do Hospital também estão inclusas no projeto de uso do espaço como área de lazer e poderão futuramente ser usadas para outras atividades.

Confira abaixo algumas imagens da atividade:

cuidando-da-praça-01

cuidando-da-praça-03

cuidando-da-praça-04

cuidando-da-praça-05

cuidando-da-praça-07

cuidando-da-praça-08

cuidando-da-praça-09

Após a limpeza, Sérgio Gomes (de vermelho), diretor da OBORÉ contou um pouco sobre a história da praça.

(Fotos: Ruam Oliveira / OBORÉ)