A Sessão Averroes de maio apresenta o longa E se vivêssemos todos juntos

capa

 

A SESSÃO AVERROES é destinada tanto a profissionais e estudantes das áreas da medicina e da saúde, quanto ao público em geral interessado em questões que tangenciam a vida, a morte, o envelhecimento e os cuidados na terminalidade da vida.

Trata-se de um programa permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009, fruto de parceria da entidade com o Hospital Premier/Grupo MAIS e a OBORÉ. As sessões, batizadas em alusão a Averroes, considerado um dos pais da medicina, acontecem na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h00.  

Em maio, a atração é o longa E se vivêssemos todos juntos, de Stéphane Robelin (2011). A exibição é seguida de Mesa de Reflexão coordenada pela geriatra Angélica Yamaguchi, com participação da arquiteta Rita Vaz e da médica Guiomar Lopes. 

A edição deste mês conta com apoio da Coordenadoria de Políticas para Idosos da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.    

ENTRADA FRANCA

PROGRAMAÇÃO

28.05 |      QUARTA

SALA CINEMATECA BNDES

18h30 LANCHE DE BOAS VINDAS

19h00 E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS?  (Et si on vivait tous ensemble?)

21h00 MESA DE REFLEXÃO COM  ANGÉLICA YAMAGUCHI, RITA VAZ  E  GUIOMAR SILVA LOPES.  

*excepcionalmente nesta sessão não teremos a visita monitorada pelas instalações da cinemateca.

FICHA TÉCNICA E SINOPSE

E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS?  (Et si on vivait tous ensemble?)
Direção: Stéphane Robelin. Com Jane Fonda, Guy Bedos, Geraldine Chaplin, Claude Rich e Pierre Richard.
França, Alemanha, 2011, cor, 96' | Exibição em DVD  | Legendas em português.

Um grupo de casais ligado por uma forte amizade de mais de 40 anos depara-se com a velhice. Para enfrentar esta etapa da vida, decidem morar juntos. A convivência parece difícil, mas é amparada por antigas lembranças e também novas perspectivas e desafios, o que lhes mostra que uma nova vida estava prestes a começar.

Não indicado para menores de 14 anos

Assita o Trailler AQUI

Convidados

Guiomar  Silva Lopes – Médica, docente e pesquisadora na Unifesp, responsável pela criação da Universidade Aberta à Terceira Idade junto à  Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP. Atualmente, é Coordenadora geral de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos  e Cidadania.   

Rita Vaz – Arquiteta formada pela FAU/USP, fundadora e sócia titular da Teuba Arquitetura e Urbanismo, escritório que há 35 anos desenvolve projetos multidisciplinares nas áreas de planejamento, arquitetura e urbanismo. Especializou-se na criação de projetos de áreas públicas.

Mediadora

Angélica Yamaguchi - Especialista em Geriatria e Gerontologia, médica assistente do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar e colaboradora dos ambulatórios de Quedas e do Aparelho Locomotor no serviço de Geriatria e Gerontologia e de Cuidados Paliativos no Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da FMUSP. Integra a equipe médica do Hospital Premier.

           

Sessão AVERROES de Cinema e Reflexão

28 de Maio, Quarta-feira, 19h

Sala BNDES

Largo Senador Raul Cardoso, 207

próximo ao Metrô Vila Mariana

Informações:

(11) 3512-6111 (r.215)

 

cr grupomais