A próxima Sessão Averroes apresentará o filme "Intocáveis"

SESSÃO AVERROES DE CINEMA E REFLEXÃO

26 de março | quarta-feira | 19h

Cinemateca Brasileira | Sala BNDES

A SESSÃO AVERROES  é destinada a profissionais e estudantes das áreas da medicina e da saúde, e ao público em geral interessado em questões que tangenciam a vida, a morte, o envelhecimento e os cuidados na terminalidade da vida. Trata-se de um programa permanente da Cinemateca Brasileira desde 2009, fruto de parceria da entidade com o Hospital Premier/Grupo MAIS e a OBORÉ. Neste ano de 2014, as sessões passam a acontecer na última quarta-feira de cada mês, sempre às 19h00.

Batizado em alusão a Averroes, considerado um dos pais da medicina, a proposta do projeto é debater a condição humana, a vida e sua terminalidade. Nesta sessão de março, a atração é o longa  Intocáveis (Intochables), de Eric Toledano e Olivier Nakache (2012). A exibição é seguida de Mesa de Reflexão com a presença da médica Liliana L. Jorge, do arte-educador Arthur  Amador e da terapeuta ocupacional Marilia Othero, mediadora.

A SESSÃO AVERROES deste mês conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Mais informações nos sites www.grupomaissaude.com.br e www.obore.com

ENTRADA FRANCA

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207 | próximo ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br

26.03 |  QUARTA

SALA CINEMATECA BNDES

17h30  VISITA MONITORADA PELAS INSTALAÇÕES DA CINEMATECA

18h30 LANCHE DE BOAS VINDAS

19h00 INTOCÁVEIS

21h00MESA DE REFLEXÃO COM LILIANA L JORGE, ARTHUR  AMADOR E MARILIA OTHERO.

FICHA TÉCNICA E SINOPSE

INTOCÁVEIS (Intochables).

Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache. Com François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny.

Fr, 2012, cor, 112' | Exibição em DVD

Milionário francês contrata jovem migrante senegalês para ser o seu cuidador e acompanhar o tratamento terapêutico diário a que está submetido após o acidente de paraglide que o deixou tetraplégico.  O relacionamento respeitoso e fraterno que ambos constroem deste encontro é o alicerce para que cada um consiga enfrentar seus próprios problemas e vencer seus medos e limites.

Não indicado para menores de 12 anos

Convidados

Liliana L. Jorge
Médica fisiatra no Hospital Albert Einstein, no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro e no Hospital Premier. Atua na reabilitação do paciente incapacitado em âmbito hospitalar ou ambulatorial. Seus focos de interesse são dor, reabilitação em neurologia, reabilitação em ortopedia, cuidados paliativos/ oncologia, transtornos cognitivos e pesquisa clínica.

Arthur Amador
Artista educador,  colaborador do Programa Permanente Composições Artísticas e Terapia Ocupacional desenvolvido pelo Laboratório de Estudo e Pesquisa Arte e Corpo em Terapia Ocupacional do curso de Terapia Ocupacional da USP. Desenvolve projetos artísticos com pessoas com deficiência mental, sofrimento psíquico ou em vulnerabilidade social no grupo “Coletivo de Criação”, que realiza ações na interface dos campos das Artes e da Saúde.

Mediadora

Marilia Bense Othero
Terapeuta ocupacional, coordenadora do Comitê de Terapia Ocupacional da ABRALE - Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Doutoranda do Programa de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. Coordena a equipe multiprofissional do Hospital Premier / Grupo MAIS.