Conheça a Revista Prata da Casa

24/01/2014

Prata da Casa 6: escritas e depoimentos sobre
gênese, trajetória e perspectivas do Grupo MAIS

A sexta edição da revista Prata da Casa, abre afetuosamente nossa casa para um balanço
histórico e oferecendo a palavra rememorada de cada um dos nossos parceiros e colaboradores de caminhada.

Veja o Prata da Casa 6

Atividade estratégica adotada para aproximar os vários subsistemas profissionais  envolvidos com os cuidados paliativos foi o lançamento da revista Prata da Casa, especialmente concebida para socializar reflexões e práticas cotidianas voltadas a pacientes em cuidados paliativos e desenvolvidas na esfera de atuação do Home Care São Paulo Internações Domiciliares e do Hospital Premier. Os artigos são produzidos por autores com variados graus de formação a partir de suas vivências e experiências profissionais diárias com pacientes internados ou nos atendimentos domiciliares.

A revista é importante para o grupo de profissionais não só por ser um produto cultural mas pela forma com que é construída. De fato, antecede a cada edição um período preparatório em que os autores definem seus temas e organizam os caminhos de seus textos. Tais momentos de dedicação integram a carga horária funcional de cada um dos colaboradores, o que significa o reconhecimento de que a integralidade de um modelo de atenção à saúde depende também da busca de uma formação integral do ser humano que nele atua.

Os cursos de introdução à escrita científica, de cunho educativo não-formal, foram oferecidos gratuitamente aos interessados em desenvolver suas capacidades de escrita a partir de uma revisão dos princípios metodológicos que envolvem a elaboração de artigos escritos, técnicos ou científicos. Foram concebidos e ministrados de 2010 a 2012 pela OBORÉ, em parceria com o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP.
Tomando como exemplo o curso do ano passado - realizado em oito encontros quinzenais entre os meses de março e junho de 2012 - a atividade reuniu 25 participantes e totalizou 48 horas de atividades presenciais, de leitura e de práticas de produção de texto. Recebemos no auditório Freitas Nobre da ECA e no auditório do Hospital Premier um seleto grupo de professores, pesquisadores e profissionais ligados aos campos da saúde e da comunicação: Ausonia Favorido Donato, pedagoga, sanitarista e pesquisadora do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Aureliano Biancarelli, jornalista e escritor; David Braga Jr, médico e administrador público, diretor médico da Associação Classes Laboriosas; Henrique Afonseca Parsons, sanitarista e paliativista, diretor do Saber MAIS – Centro de Educação e Pesquisa; José Coelho Sobrinho, jornalista, professor e pesquisador do Departamento de Jornalismo da ECA/USP; José de Paula Ramos Jr., doutor em Literatura Brasileira, professor e pesquisador do Curso de Editoração da ECA/USP; Manuel Carlos Chaparro, livre docente da ECA/USP e ex-presidente da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, e Marina Ruiz de Matos, cientista social, docente do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp e pesquisadora científica da Superintendência de Controle de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

De forma generosa e compartilhadora, cada convidado abordou temas não só de caráter técnico mas também humanista, que muito contribuíram para a reflexão de cada um dos presentes acerca de suas práticas cotidianas. E, evidentemente, de como transpor para o papel alguns momentos de uma experiência vivida no dia a dia de suas profissões.

Connheça as edições anteriores:

Prata da Casa 5

Prata da Casa 4