Sessão Averroes de novembro apresenta o filme O Caminho para Casa

Destinada a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, a SESSÃO AVERROES é fruto de parceria entre a Cinemateca, o Hospital Premier/Grupo MAIS e a OBORÉ e acontece na última terça-feira de cada mês, sempre às 19h00. Batizado em alusão ao filósofo espanhol Averroes, considerado um dos pais da medicina, o projeto debate a condição humana, a vida e sua terminalidade. Em novembro, a atração é o longa O caminho para casa, de Zhang Yimou. A exibição é seguida de Mesa de Reflexão com a presença da psicóloga e coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte Maria Júlia Kovács, do médico e professor Giovanni di Sarno e da médica paliativista Dalva Yukie Matsumoto.

A SESSÃO AVERROES deste mês conta com apoio da Faculdade de Medicina de Itajubá, do Instituto Paliar e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Mais informações nos sites www.grupomaissaude.com.br e www.obore.com

 

ENTRADA FRANCA

CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207 | próximo ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

www.cinemateca.gov.br

 

PROGRAMAÇÃO

26 de novembro de 2013

TERÇA FEIRA

SALA CINEMATECA BNDES

 

18h30 LANCHE DE BOAS VINDAS

19h00 O CAMINHO PARA CASA (Wo de fu qin mu qin), de Zhang Yimou.

China, 2000, 35mm, cor, 100’ | Legandas em português | Exibição em DVD

Com Zhang Ziyi, Sun Honglei e Zheng Hao

 

Sinópse

A morte do pai leva executivo de volta para a vila onde nascera. A pedido da mãe, e em respeito à tradição local, o caixão deve ser carregado pela comunidade durante todo o enterro. No trajeto, o executivo reflete sobre a paixão entre seus pais, sobre o relacionamento familiar e as circunstâncias históricas do seu tempo. Roteiro baseado em livro do novelista Shi Bao (Remembrance).

Não indicado para menores de 10 anos

MESA DE REFLEXÃO

Convidados:

Maria Júlia Kovács - Psicóloga, professora e pesquisadora. Livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Estudos sobre a Morte. Seus estudos estão voltados a temas como morte, luto, bioética, formação de profissionais de saúde e educação. Concluiu livre docência em 2002 com a tese: Educação para a Morte: Desafio na formação de profissionais de saúde e educação.

Giovanni di Sarno - Médico especialista em pediatria, saúde pública e administração hospitalar. Foi gestor do Hospital Brigadeiro e Superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal. É consultor do CEALAG - centro de estudos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e docente do programa de pós graduação em Administração Hospitalar pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Mediação:

Dalva Yukie Matsumoto - Médica oncologista e paliativista, coordenadora da Assistência Domiciliária e da Hospedaria de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, diretora clínica do Hospital Premier e diretora do Instituto Paliar.

cr grupomais