Hospital Premier/ Saber MAIS, participam do V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos

14 10 2013 congresso

Guto Veloso e Branca Braga
Foto: Guto Veloso

14/10/2012

Considerado o mais importante encontro científico brasileiro nesta área de saúde Aconteceu de 09 a 13 de outubro de 2013 a 5ª edição do Congresso Internacional de Cuidados Paliativos em Porto de Galinhas PE.

O Saber MAIS, Centro de Educação e Pesquisa do Hospital Premier, marcou presença no congresso como  expositor. Serviços de Cuidados Paliativos de todo Brasil e do exterior visitaram nosso estande e conheceram mais sobre o trabalho do Premier e dos projetos realizados pelo Saber MAIS. Aproveitando o seleto público do evento fomentamos o II Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos, que acontecerá em setembro de 2014 na Cinemateca Brasileira na cidade de São Paulo.

Além de expositor, o Grupo MAIS também esteve presente através da participação de alguns colaboradores e parceiros nas palestras e conferencias. O ponto alto da nossa participação foi a mesa de debate "Advocacy em Cuidados Paliativos: Ativismo e engajamento" onde buscamos refletir sobre as diversas formas de divulgação, mobilização e criação de redes para a conscientização da necessidade dos Cuidados Paliativos no contexto do Brasil atual e do mundo. Participaram dessa mesa, a jornalista Carla Bartz da Academia Nacional de Cuidados Paliativos que abriu a discussão falando sobre os portais de divulgação dos cuidados paliativos, a terapeuta ocupacional Marília Othero (Grupo MAIS) que apresentou resultados do I Encontro dos Serviços Brasileiros de Cuidados Paliativos e mostrou a importância da realização de mais encontros para debater sobre o tema. A jornalista Ana Luisa Zaniboni Gomes, diretora da Oboré, falou sobre as Sessões Averroes de Cinema e Reflexão e da revista Prata da Casa, instrumentos que auxiliam e servem como recursos de ensino-aprendizagem, difusão, troca e ampliação de conhecimentos sobre temas ligados à vida e sua terminalidade. O médico paliativista Henrique Parsons, (Grupo MAIS) além de fazer a mediação desta conversa, mostrou como é importante a criação de parcerias para o sucesso destas ações.

Além dessas participações ainda tivemos como conferencistas o Dr. Ricardo Tavares de Carvalho e a Dra. Dalva Matsumoto diretores médicos do Hospital, Monira Samaan responsável pela odontologia do Grupo e Dra. Maria Goretti Sales Maciel do Conselho idealizador.