Premier participa da implantação do serviços de Cuidados Paliativos na Unimer Poços de Caldas - MG

Ana Maria Luisi
23/07/2013
Fonte: www.unimed.coop.br/


Hospital da Cooperativa será o primeiro de Poços de Caldas a implantar este importante serviço, que promove a qualidade de vida e o conforto de pacientes e seus familiares

Na busca da excelência da qualidade de atendimento, o Hospital da Unimed está implantando mais um importante serviço para os clientes da Cooperativa.
Em breve, entrará em funcionamento o Serviço de Cuidados Paliativos, que tem como objetivo promover a qualidade de vida e o conforto de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento. O atendimento será coordenado por uma equipe multidisciplinar, já contratada, formada por médicos, enfermeiros, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, assistente espiritual, com o apoio da equipe do SOL (Serviço de Orientação no Lar).

Como parte da implantação deste serviço, a Unimed Poços recebeu, no dia 9 de julho, profissionais do Hospital Premier, do Grupo Mais, de São Paulo, primeiro centro privado de Cuidados Paliativos do país e considerado referência nesta área. Coordenados pelo médico Samir Salman, superintendente do Grupo Mais, eles se reuniram com os responsáveis pela implantação do serviço de Cuidados Paliativos do Hospital e fizeram uma palestra para os cooperados e equipe multidisciplinar.

“Implantar um serviço de Cuidados Paliativos é estar antenado com os reais problemas da sociedade que envelhece”, destaca Samir Salman. “Se observarmos que, hoje, a maioria das pessoas estão morrendo de doenças crônicas, temos que nos preocupar não só em cuidar da doença, mas também do paciente, como ser humano em sua plenitude, e dos seus familiares. Esta é a proposta filosófica do serviço de Cuidados Paliativos”.
Segundo a médica Tânia Maran Magalhães, diretora de Controle da Unimed Poços, a implantação do serviço de Cuidados Paliativos faz parte do projeto de humanização do atendimento aos pacientes e seus familiares do Hospital da Cooperativa. “Iniciamos pela UTI, onde alguns pacientes já foram encaminhados para os cuidados paliativos, e agora estamos estendendo às demais áreas do hospital”, destaca a diretora. “Este serviço representa a integralidade do cuidado, permitindo ao paciente e familiar conviver/viver da melhor forma possível com a doença”.

cr grupomais