Premier recebe segunda edição do Café Paliativo SP

Liz Bryan Cafe Paliativo

A enfermeira e consultora de educação do St. Christopher's Hospice Liz Bryan. Foto: Davi Andrés / ComuArte / acervo Hospital Premier

O hospital Premier recebeu na noite de ontem, 24/9, nos Jardins de Soraya, em São Paulo, a segunda edição do Café Paliativo SP. A palestra da noite foi de Liz Bryan, consultora de educação do St. Christopher’s Hospice, que abordou o investimento do sistema público de saúde britânico (NHS) no programa Qelca, Quality End of Life Care for All, em inglês.

Liz apresentou os conceitos e estrutura do Programa Qelca, que tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar equipes de saúde a fim de proporcionar melhores práticas no tratamento e assistência em fim de vida. Ela também reforçou a importância da educação continuada e de um "processo contínuo de avaliação e aprendizado" das equipes como forma de melhorar o cuidado.

O Programa Qelca, patenteado pelo hospice britânico, é desenvolvido em países como Canadá, China e Inglaterra por meio de instituições satélites, credenciadas pelo St. Christopher's para oferecer o treinamento a equipes.

qelca trainors cafe paliativo

Da esquerda para a direita: Manuela Salman, Amirah Adnam Salman, Liz Bryan e Angélica Yamaguchi. Foto: Davi Andrés / ComuArte / acervo Hospital Premier

Ao final do evento, Liz Bryan entregou certificações de facilitadoras para as médicas Angélica Yamaguchi, Amirah Adnan e Manuela Salman, do Premier. Elas participaram em setembro de 2018 de capacitação no St. Christopher's, em Londres. Com isto, o Hospital Premier torna-se também uma instituição satélite apta a desenvolver o Programa Qelca no Brasil.

Sobre o Café Paliativo
Inspirado no Café Paliativo Integrativo Bahia, que acontece em Salvador há quase 3 anos, o evento visa ser um espaço de compartilhamento e troca de conhecimento de profissionais dos Cuidados Paliativos com pessoas interessadas na área.

Nesta segunda edição, o Café Paliativo contou com público de aproximadamente 200 pessoas e apresentação musical de Emiliano Castro no violão de sete cordas, Marcos Paiva no contrabaixo e Douglas Alonso na bateria.

O evento foi uma realização do Instituto Premier de Educação e Cultura e do Café Paliativo SP, com apoio do Instituto Paliar.

Veja mais fotos em nossa página no Instagram: www.instagram.com/hospitalpremier_