Instituto Premier abre inscrições para formação de músicos atuantes em instituições de saúde

logo PNG SITESSSS

A atividade acontece de maio a outubro de 2019, com aulas aos finais de semana e estágios supervisionados em hospitais, clínicas e instituições de saúde. Entre os professores estão o antropólogo Kabengele Munanga, a médica antroposófica Gudrun Burkhard e Ivan Vilela, e a médica Angélica Yamaguchi, junto a outros importantes nomes da saúde e da música. Inscrições abertas até o próximo 03 de maio

O curso "Viver a Música – Formação para Músicos Atuantes em Instituições de Saúde", voltado para músicos profissionais e amadores que se interessam em atuar em hospitais, instituições de longa permanência e organizações de saúde, está com inscrições abertas até o dia 03 de maio. Esta edição conta com 20 vagas e músicos de todo o país podem se inscrever pelo site.

Em sua quinta edição, o curso promove o aprimoramento musical dos alunos e resgata a função da música como instrumento de comunicação e vínculo entre as pessoas – ferramenta imprescindível para os Cuidados Paliativos, que contemplam a saúde para além dos aspectos físicos.

Também como parte do conteúdo a ser apresentado em aula, o curso aborda temáticas pertinentes à área da saúde, assim como conceitos e reflexões acerca dos Cuidados Paliativos, finitude, memória e envelhecimento.

Sob coordenação do músico e professor Emiliano Castro, estão previstas aulas práticas, expositivas e vivências com um corpo docente da mais alta qualificação em diferentes campos da música, da saúde e da reflexão sobre a vida em sociedade.

Entre os professores confirmados estão Gabriel Levy, Gudrun Burkhard, Toninho Carrasqueira, Kabengele Munanga, Angélica Yamaguchi, Lucio Ferracini, Regina Machado, Ivan Vilela, Edmilson Capelupi, Gina Falcão, Jímile Oliveira de Assis, Juarez Travassos, Emiliano Castro, Samir Salman, além de integrantes de O Passo e dos Barbatuques.

Com carga horária total de 120 horas – divididas entre 96 horas de instrução e 24 horas de estágio supervisionado em instituições de saúde –, as atividades ocorrerão a cada 15 dias, sempre aos finais de semana, no período de 18 de maio a 12 de outubro de 2019. Os nomes dos vinte músicos selecionados serão divulgados no dia 10 de maio pelo site oficial do curso e nas redes sociais das instituições realizadoras e apoiadoras.

O processo de avaliação será contínuo e, ao final do curso, os participantes deverão elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso orientado pelos professores e monitores. Os alunos receberão certificado de conclusão após avaliação do corpo docente.

 Inscreva - se aqui

 

Investimento

A inscrição para o curso "Viver a Música – Formação para Músicos Atuantes em Instituições de Saúde" será confirmada mediante o pagamento de uma taxa de R$ 50. O valor será reembolsado no caso de o interessado não ser selecionado para o curso e será descontado do valor do curso para os candidatos aprovados. Em caso de desistência durante o processo seletivo não haverá reembolso.

O curso, com duração de seis meses, poderá ser pago em 6 parcelas de R$ 400. Pagamentos à vista terão direito a 10% de desconto.

O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira delas consiste em uma análise de perfil e a segunda, presencial, ocorrerá entre os dias 06 e 08 de maio de 2019, no Hospital Premier (Av. Jurubatuba, 461, São Paulo-SP).

Sobre a iniciativa

Músicos atuantes em instituições de saúde são profissionais com formação específica para trabalhar na área da saúde. Neste novo campo de trabalho, os músicos tocam instrumentos e cantam para os pacientes e com os pacientes, familiares e profissionais da instituição hospitalar. Isso cria momentos de ruptura com a rotina e possibilita um espaço de prazer, emoção e diálogo.

O projeto Música nos Hospitais, que teve início em 2011 no Hospital Premier, é organizado pelo Instituto Premier de Educação e Cultura, cujo objetivo é promover, apoiar e conduzir ações na área do envelhecimento humano e dos Cuidados Paliativos.

 

Corpo Docente

Gabriel Levy - arranjador, compositor e educador
Toninho Carrasqueira - músico, professor e compositor
Kabengele Munanga - antropólogo e professor
Angélica Yamaguchi - médica especialista em geriatria e gerontologia
Lucio Ferracini - psicólogo, mestre em psicodrama, presidente da Associação Brasileira de Psicodrama
Regina Machado - contadora de histórias, professora e pesquisadora
Ivan Vilela - professor, músico e compositor
Teca Maris - Cantora
Edmilson Capelupi - músico e professor
Jímile Oliveira de Assis - pesquisadora de saberes tradicionais
Juarez Travassos - engenheiro e músico atuante no Hospital Premier
Gilberto Donato - engenheiro e músico atuante no Hospital Premier
Emiliano Castro - músico, antropólogo e coordenador pedagógico do curso
Samir Salman - médico, diretor superintendente do Hospital Premier 
André Hosoi - Músico e produtor
Olga Futemma - coordenadora geral da Cinemateca Brasileira
Manuela Salman - médica especializada em psiquiatria, diretora do Hospital Premier
Jaqueline Lupi - Terapeuta Ocupacional
Rioco Kayano - enfermeira aposentada, especialista em Saúde Coletiva
Gudrun Burkhard - Médica antroposófica, terapeuta biográfica e escritora

SERVIÇO

Viver a Música - Formação para Músicos Atuantes em Instituições de Saúde 

De 18 de maio a 12 de Outubro de 2019

Período de Inscrições: de 14 de março a 3 de maio de 2019
Semana de Seleção: 06 a 08 de maio
Divulgação dos selecionados: 10 de maio

Coordenação pedagógica: Emiliano Castro 

Realização: Instituto Premier de Educação e Cultura e Loa Cultural

Apoio: OBORÉ Projetos Especiais e  Álvara Eventos

Acesse o site Oficial do Curso Viver a Música

Inscreva - se aqui

Informações: 

(11) 5090-5000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

cr grupomais