Definidos os Vencedores do Prêmio Eclea Bosi - Enlace de Gerações

Prêmio Ecléa Bosi - Baixa

 

A escolha dos vencedores foi feita pelos próprios adolescentes. Foto: João Rocha Rodrigues

 

 

Os três vídeos vencedores do Prêmio Ecléa Bosi - Enlace de Gerações foram escolhidos na tarde do último sábado, 15/09, em evento realizado no Hospital Premier, em São Paulo, capital.

Reunindo adolescentes vindos de diversos pontos da cidade, o momento não se resumiu apenas ao anúncio dos vencedores. Na ocasião, os jovens contaram um pouco da experiência de produção dos vídeos e de escolha dos temas.

A definição dos vencedores foi feita pelos próprios participantes. Eles assistiram a todos os vídeos e elegeram, por meio de votação direta, os que mais gostaram. Os três mais bem votados receberão um prêmio no valor de R$1.000 (mil reais) e um passeio cultural guiado pela avenida Paulista.

A tarde também contou com uma atividade musical com o compositor e professor de música Emiliano Castro. Utilizando o método de ensino “O Passo”, o momento seguiu a mesma atmosfera da Hora Lúdica, ação cultural desenvolvida por Castro com colaboradores do Hospital.

Para concorrer ao Prêmio Ecléa Bosi, os adolescentes deveriam produzir um vídeo de até 4 minutos que abordasse um de dois temas: mobilidade de idosos pela cidade ou histórias de vida de idosos.

O objetivo do prêmio é aproximar jovens de assuntos relacionados ao envelhecimento e também tornar mais conhecidos os escritos de Ecléa Bosi, psicóloga social e professora na USP, idealizadora do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade - que possibilita a presença de pessoas maiores de sessenta anos em cursos de graduação na USP -, falecida em junho de 2017.

A concepção e idealização do Prêmio é do jornalista e diretor da OBORÉ, Sergio Gomes, com realização do Hospital Premier e apoio do gabinete do vereador Gilberto Natalini, da OBORÉ Projetos Especiais e da Entremeios.

A premiação, voltada para adolescentes de 12 a 18 anos, se dá no âmbito do IV Congresso do Envelhecimento Ativo, que acontece na próxima semana, dia 22/09, na Câmara Municipal de São Paulo.

O Congresso, de iniciativa do vereador Gilberto Natalini, tem como temática central  “Envelhecimento, trabalho e inclusão social: desafios e perspectivas”, e trará uma reflexão sobre mercado de trabalho e geração de renda para pessoas que estão envelhecendo, que representam mão de obra experiente e qualificada e como se dão as relações de postos de trabalho nesta fase da vida.

 

 

Siga o Premier no Facebook:www.facebook.com/hospitapremier 

 

cr grupomais