Fisioterapia Domiciliar x Fisioterapia em hospitais: O que muda?

O envelhecimento populacional é uma realidade no Brasil. Ao longo das últimas décadas o país tem vivenciado um crescimento no número de pessoas idosas e uma diminuição de jovens. O Fundo de Populações das Nações Unidas estima que em 2050 a população idosa será maior que o número de pessoas com menos de 15 anos e que atualmente, em todo o mundo, um em cada 9 pessoas possui mais de 60 anos.

Um envelhecimento saudável está diretamente associado à qualidade de vida do indivíduo. A depender do estilo de vida que esta pessoa teve – seja por meio de boa alimentação, exercício físico contínuo, estado emocional, atividade intelectual, entre outros – o processo de envelhecimento pode ser considerado um sucesso ou um fracasso.

É geralmente na fase idosa que as pessoas começam a apresentar um aumento de dores musculares e no corpo, além de diminuição de mobilidade. Nestes casos, a fisioterapia é um caminho indicado para alívio destes quadros e melhora da qualidade de vida destes idosos. Ou seja, é uma forma de fazer com que continuem funcionais e ativos no dia-a-dia.

A fisioterapia pode ser realizada tanto em hospitais e clínicas especializadas como na modalidade domiciliar, um campo que vem crescendo nos últimos anos.

“O tratamento domiciliar exige do fisioterapeuta o desenvolvimento de uma visão mais ampla, a qual compreenda o contexto domiciliar e as relações parentais para utilizar uma metodologia de cuidados em conjunto com a família” escreveu a fisioterapeuta Flávia da Trindade, em artigo na revista Prata da Casa 7, publicada pelo Hospital Premier. O texto é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido pela fisioterapeuta para o curso de Pós-Graduação em Cuidados Paliativos num Modelo de Atenção Integral à Saúde, oferecida pelo Premier em conjunto com a Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt/MG).

No entanto, a fisioterapeuta ressalta que, independente do local a ser realizada, a fisioterapia é sempre benéfica. No caso da modalidade domiciliar o que ocorre é uma melhor comodidade, por exemplo, permitindo que o paciente não necessite enfrentar o trânsito. Trindade também ressalta a importância de que o processo seja acompanhado por um médico de confiança do paciente, em uma ação conjunta.

premier 15

Sala de reabilitação onde são realizadas as sessões de fisioterapia no Hospital Premier

“Em alguns casos a fisioterapia é imprescindível, sendo o diferencial na manutenção da vida do paciente, mantendo seus pulmões funcionando satisfatoriamente, bem como funções circulatórias e musculoesqueléticas”, explica Jeferson Alves, fisioterapeuta no Hospital Premier.

Alves explica que, no contexto dos Cuidados Paliativos, quando o paciente é acompanhado por uma equipe multiprofissional, a fisioterapia está inserida neste processo desde o início, quando há o diagnóstico de doença crônica e ameaçadora da vida. “A fisioterapia vai atuar desde a fase inicial deste diagnóstico, de forma preventiva e protelando sinais adversos a este percurso da enfermidade, como também na fase avançada prevenindo desconfortos cardiorrespiratórios e motores”, diz.

Sobre as diferenças de ambiente onde se realizará a fisioterapia, Alves aponta que a principal diferença será a disponibilidade de recursos em ambos os locais para que os objetivos da prática sejam alcançados. “O ambiente onde o paciente vai ser atendido depende de variáveis como o diagnóstico, o prognóstico. A vontade do mesmo e de seus familiares também são diferenciais nesta indicação”, conta.

Leia a Revista Prata da Casa 7 (Clique Aqui)

Curta a Página do Premier no Facebook: www.facebook.com/hospitalpremier