Carnaval no Premier

Caixas, repiques e agogôs. Marchinhas, serpentina e muitas máscaras. Tudo isso embalou o feriado mais festivo do calendário brasileiro - o Carnaval. Diretores, colaboradores, moradores da Vila Cordeiro integrantes do Projeto Bairro Amigo do Idoso, pacientes do Hospital Premier e seus acompanhantes participaram do bonito cortejo liderado pelo músico e compositor Emiliano Castro.

Os pacientes acamados, maioria formada de idosos em cuidados paliativos, também participaram da festa recebendo em seus quartos muitos sons que lhes eram familiares.  “É muito importante para essas pessoas as datas comemorativas que sempre viveram, então [aqui] fazemos com que esta vivência continue”, disse Jaqueline Lupi, terapeuta ocupacional no Premier. Ela, de máscara e adereços carnavalescos, contou que os pacientes gostam de escolher qual roupa irão usar e que estas ações mobilizam todas as equipes do hospital. “É bastante benéfico tanto para os mais independentes e lúcidos quanto para os mais fragilizados e com alterações cognitivas”, disse Sandra da Silva, fisioterapeuta no Premier. Ela aponta que a equipe de fisioterapia está sempre muito envolvida com estes eventos, principalmente por conta dos deslocamentos necessários para que a maioria dos pacientes participem. “Quebra aquela sensação de que estão em um hospital e que não tem ninguém que faça nada por eles”, disse.

À tarde, a música carnavalesca tomou conta dos Jardins de Soraya, espaço de cultura e convivência do Premier, com a presença dos músicos que atuam no cotidiano do Hospital. “Poder participar disso revigora os nossos próprios valores sobre o que é cuidar de alguém”, disse Camila Marques, psicóloga no Premier. “É um momento que integra tudo e faz toda a diferença na qualidade de vida das pessoas, sejam elas profissionais fantasiados levando um pouco de alegria e de sorrisos, seja aquilo que recebemos deles [os pacientes] também”, disse.

Assista ao vídeo de como foi o Carnaval do Premier:

Curta a página do Premier no Facebook: www.facebook.com/hospitalpremier