Audálio Dantas recebe Prêmio Averroes 2017 neste sábado, 9

uma foto audálio dantas gravura elifas andreato

Arte produzida pelo artista plástico Elifas Andreato para a Homenagem ao Audálio Dantas. Hospital Premier

O jornalista Audálio Dantas será homenageado com o Prêmio Averroes – Pioneiro e Compartilhador neste sábado, dia 9, às 18h, nos Jardins de Soraya do Hospital Premier - Av. Jurubatuba, 461, Vila Cordeiro – São Paulo.

A homenagem, que enaltece o pioneirismo e a generosidade intelectual de Audálio Dantas, foi concebido em 2008 pela OBORÉ a pedido do Premier e conceituado pelo ativista e escritor ítalo-brasileiro José Luiz Del Roio. Mas ficou por conta do talento do artista plástico Jaime Prades a materialização de todos os conceitos e objetivos traçados para o troféu: uma premiação anual que reconheça o talento de pesquisadores, professores e profissionais em compartilhar conhecimento, em toda e qualquer área de atuação.

A peça, uma placa de aço carbono oxidado dividida em duas partes, mede 33 x 24 cm. Foi trabalhada em cortes de grafismos vazados inspirados nos padrões florais em relevo das paredes da mesquita de Córdoba - o maior feito da cultura árabe na Espanha e símbolo do seu mais evoluído período. As letras vazadas correspondem a todas as maneiras de nomear Averroes no alfabeto latino e em árabe. Simbolizam a união do Oriente e do Ocidente na expressão da letra - a manifestação do intelecto pela linguagem.

Já foram homenageados com o Prêmio Averroes o médico Marco Tullio de Assis Figueiredo, pioneiro na implantação dos cuidados paliativos no Brasil (2008); a educadora Ausonia Donato, diretora do Colégio Equipe e pesquisadora da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2009), Luiz Hildebrando Pereira da Silva, cientista, pesquisador e diretor do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (2010), a escritora e psicóloga social Ecléa Bosi (2011), o jornalista, professor e pesquisador Manuel Carlos Chaparro (2012), o médico bioeticista, pesquisador e professor José Eduardo de Siqueira (2013), e Leonardo Boff, teólogo brasileiro e escritor (2014).

Prêmio Averroes – Pioneiro e Compartilhador 2017

Homenageado:  Audálio Dantas

Onde: Espaço de Cultura e Convivência “Jardins de Soraya”, Hospital Premier (Av. Jurubatuba, 461, Vila Cordeiro – SP)

Quando: 9 de dezembro, sábado, às 18h