Dividindo experiências sobre dilemas bioéticos

O III Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos teve como tema central os dilemas bioéticos enfrentados na prática assistencial.

Ao longo de toda a quinta-feira, dez grupos de trabalho compartilharam experiências e debateram questões encontradas em contextos como assistência à família, condições de trabalho, situação de violência junto ao paciente em Cuidados Paliativos, entre outros pontos que possuem relação intrínseca com a bioética.

Dra. Dalva Yukie Matsumoto, médica paliativista e membro da Câmara Técnica do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP), uma das entidades apoiadoras do III Encontro, destacou que este tipo de evento é gratificante pois permite perceber a quantidade de pessoas que é possível agregar.

“A satisfação maior é ver quanto estamos deixando de legado, o que aprendemos e quanto conseguimos influenciar estas pessoas que, em seus serviços, estão desbravando terrenos”, disse. Ao todo, oito integrantes da Câmara Técnica do CREMESP coordenaram grupos de trabalho. A Câmara Técnica transformou a participação no III Encontro em sua reunião mensal.

O sentimento de agregar pessoas foi reforçado pelo Dr. Kleber Lincoln, da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), uma das realizadoras do evento. O III Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos também conta com o apoio institucional do Centro de Bioética do CREMESP, da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), do Instituto Paliar, da Casa do Cuidar e do Caminhos da Terapia Ocupacional.

Os resultados das discussões foram apresentados em sessão plenária na tarde de sexta-feira e, posteriormente, dará origem a um documento com todas as conclusões consolidadas.

Ana Maria Malick, médica e professora da FGV e Daniel Forte, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) discutem o cenário dos Cuidados Paliativos no Brasil. Assista: