Jardins de Soraya receberão espaço de convivência em setembro

jardins-de-soraya-02Prévia de como ficará o novo espaço e a concha acústica. Imagem: Departamento de Arquitetura Hospital Premier

Os Jardins que cercam o prédio do Hospital Premier, na Vila Cordeiro, em São Paulo, receberão mais um reforço arquitetônico: um espaço destinado para convivência. Sua inauguração está prevista para o III Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos, que acontece entre 21 e 23 de setembro.

O local terá um espaço multifuncional com palco, projetor e caixas de som reservado para apresentações musicais, palestras, conferências e para uso coletivo.

O projeto prevê também a instalação de espelhos d’água, pedras talhadas e a reprodução de mosaico em flores no piso, semelhante ao existente na Mesquita de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

A presença das águas é, segundo Laila Salman, arquiteta no Premier, uma das características mais importantes do projeto. “Não é a toa que a água entra em nosso projeto dos Jardins de Soraya. Realmente acreditamos muito que estes espaços e ambientes - que são terapêuticos e remetem à casa da pessoa - trazem melhorias significativas para os pacientes”, diz Salman.

Filipe Barreto,  também arquiteto no Hospital Premier e autor do projeto junto com Laila, explica que os jardins foram projetados como espaço de convivência, mas que algumas alterações foram necessárias para abarcar eventos e atividades que acontecem no Hospital, como, por exemplo, o projeto Bairro Amigo do Idoso, as aulas lúdicas com o músico, professor e compositor Emiliano de Castro, palestras etc.

“A ideia é nunca perder o aspecto de jardim, de estar rodeado pela natureza, porém agregar funções e infraestrutura que nos permitam ter outros tipos de atividades [de forma que]convide as pessoas mesmo”, explica Barreto, que é formado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP.

Faz parte da ideologia da instituição que todos os processos e iniciativas que ocorrem dentro do Hospital tenham como foco o cuidado ao paciente e a criação deste espaço vai de encontro a isso.

Os Jardins de Soraya possuíam, até o momento, apenas viés paisagístico, agora sendo ampliado com a intervenção do departamento de arquitetura do Premier.

Elementos da arquitetura mourisca serão a característica central da obra, também para promover unidade com o restante do ambiente que leva o nome da matriarca da família Salman, dona Soraya, de origem árabe. A cidade de Granada, na Espanha, foi usada como referência para todo o projeto, mais especificamente Alhambra - ponto turístico na cidade conhecido pela arquitetura islâmica.

laila-salman-filipe-barreto-arquitetos

A vivência no hospital muda a maneira como projetam ou até mesmo reformam os ambientes, contam os arquitetos.
Foto: Ruam Oliveira / OBORÉ / Hospital Premier

O impacto dos ambientes no tratamento

Desde a fase inicial de pesquisa e elaboração do projeto, os arquitetos apontam que desenvolver qualquer tipo de construção dentro de um hospital é uma tarefa extremamente complexa. Em se tratando de uma instituição que observa o paciente em sua multidimensionalidade, como no caso do Premier, a arquitetura se orienta também da mesma maneira e deve estar preocupada em refletir isso.

Ambos consideram que o espaço físico também é terapêutico. “Você não está descolado do ambiente”, aponta Barreto.

Laila Salman, formada em arquitetura e urbanismo pela Escola da Cidade, aponta que em um projeto como este, é necessário pensar em como o paciente vai transitar pelos espaços - com ou sem cadeira de rodas - e avaliar o fluxo e a dinâmica deles.

A vivência dos arquitetos dentro de um hospital fez com que a percepção em relação a construir ou até  mesmo reformar ambientes fosse modificada. Eles destacam que a falta de tal experiência faz com que o arquiteto construa espaços “descolados do real uso” que deveriam ter.

As obras de expansão dos Jardins de Soraya estão na metade do processo e seguem sob coordenação de ambos os arquitetos e de Adel Ali Salman, integrante do conselho da superintendência do Hospital Premier.

Confira o vídeo com a prévia do projeto:

Curta a página do Premier no Facebok: www.facebook.com/hospitalpremier