Ensino: Residentes do Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira (IMIP) participam de estágio em Cuidados Paliativos no Premier

imip-parceriaAnna Carolina Senna e Mariana Galdino em apresentação de conclusão do estágio. Foto: Marília Othero

As residentes Anna Carolina Senna, Terapeuta Ocupacional, residente em Saúde do Idoso e Mariana Galdino, Fisioterapeuta, residente em Cuidados Paliativos no Instituto de Medicina Integral Profº Fernando Figueira (IMIP), em Recife, PE, participaram, ao longo do mês de julho, de estágio com especialização em Cuidados Paliativos no Hospital Premier.

Fruto de parceria entre ambas as instituições, o estágio foi composto por atividades concernentes às áreas de formação de cada uma - com práticas como atendimento de pacientes e familiares e acompanhamento de atendimentos com outros profissionais da mesma área em que atuam. Elas também puderam participar de outras situações interdisciplinares, como reuniões clínicas, ações institucionais, e acompanhamento de grupos de outras áreas de atuação.

A terapeuta ocupacional Anna Carolina Senna destacou que, de toda a experiência, o que mais lhe chamou a atenção foi a “capacidade de receber e discutir considerações externas” por parte da equipe do Hospital.

imip-parceria-premier

Este ponto também foi abordado por Mariana Galdino como parte importante da experiência que tiveram ao longo deste mês: “eu me senti à vontade para trocar [observações e dicas], não foi somente para eu aprender ou ver como funciona. Eu pude trocar diante de muitos pacientes e de muitas reuniões e isso foi muito importante para”, disse.

O objetivo central era proporcionar às residentes a perspectiva de uma realidade diferente da que estão habituadas. “Ter contato com uma outra população e com uma organização de assistência em Cuidados Paliativos em uma instituição privada também foi algo que tivemos como objetivo”, afirmou Marília Othero, que acompanhou a estadia das residentes em são Paulo.

No Premier elas tiveram contato com pacientes neurológicos, um perfil de pacientes que ainda não haviam tido chance de trabalhar.

Confira abaixo depoimento de Anna Carolina Senna sobre a experiência de estágio no Premier:

“Esse relato poderia ser descrito como uma oportunidade singular, numa pluralidade de serviços. Porém, em um período de 30 dias há muito mais a ser dito. O estágio no Hospital Premier surgiu a partir de um evento voltado para os cuidados paliativos realizado em Recife, no qual uma das palestrantes apresentou a proposta dessa instituição. Foram 10 meses entre o primeiro contato e a efetivação do estágio, e apesar das diferenças culturais (nordeste versus sudeste), de estrutura (uma enfermaria versus um hospital), de financiamento (público versus privado) e tantos outros aspectos, o propósito de trabalhar com cuidados paliativos possibilitou que nos envolvessemos da melhor maneira possível. Nesse intervalo, observou-se que o Hospital Premier possui uma infraestrutura que permite intervenções diferenciadas na área da Terapia Ocupacional e para outras categorias profissionais, uma equipe multiprofissional acolhedora e disponível, e algo que merece destaque, a capacidade de receber e discutir considerações externas. Por fim, deixo os mais sinceros agradecimentos a este grupo por proporcionar uma oportunidade única de aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Anna Senna (Terapeuta Ocupacional Residente em Saúde do Idoso - IMIP)”

Siga o Premier no Facebook: www.facebook.com/hospitalpremier