Ligas acadêmicas participam da construção do III Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos

 

lhcp usp fmusp

Integrantes da Liga de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) ao lado do superintendente do Premier, Samir Salman. Foto: Gabriel Callegari / FMUSP

 

Desde sua primeira edição em 2012, o Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos conta com a presença de estudantes nas atividades. Em 2017, durante o III Encontro, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de setembro, no Hospital Premier, em São Paulo, sua participação será oficialmente integrada à programação.

Ao todo, 30 ligas acadêmicas de Cuidados Paliativos foram convidadas a participar do evento, inclusive colaborando no desenvolvimento da programação. As atividades incluem exposições livres dos grupos, em que os alunos podem contar a história da Liga, bem como discutir abordagem de ensino, pesquisa e extensão e experiências –, apresentação de pôsteres e participação nas mesas técnicas.

Para os idealizadores do III Encontro, a ideia por trás dessa iniciativa é envolver os alunos da graduação com os conceitos relativos aos Cuidados Paliativos desde os primeiros estágios de sua formação como profissionais de saúde. Um outro objetivo de se abrir o evento para estudantes é promover sua integração com especialistas já atuantes na área.

Gabriel Claudiano Callegari, presidente da Liga Multidisciplinar de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP ressaltou, em carta divulgada no site oficial do III Encontro, que a participação de estudantes nas Ligas Acadêmicas é “uma experiência muito valiosa”. Juntamente com integrantes de outras ligas, Callegari está montando um cronograma específico de atividades para o Encontro, sob supervisão de Samir Salman, superintendente do Hospital Premier.

“Esperamos sinceramente que os estudantes ocupem esse espaço e conversem sobre uma proposta de cuidado que é fundamental e efetiva”, escreveu Callegari. O conteúdo completo da carta pode ser lido aqui.

Camila Moreira Gomes, presidente da Liga de Cuidados Paliativos de Barretos, apontou que discutir o tema morte ainda é socialmente um tabu e que, por esta razão, torna-se tão necessário abordar o assunto, principalmente no âmbito acadêmico. “Acreditamos que este [evento] terá grande impacto não somente na estruturação da Liga, como também no processo de conscientização de profissionais da saúde sobre a real essência dos cuidados paliativos”. Leia o recado de Camila Moreira Gomes no site oficial do III Encontro.

Facilitar o intercâmbio de experiências está no horizonte desta iniciativa. Para os estudantes que não residem em São Paulo, o Hospital Premier oferecerá alojamentos. Interessados devem entrar em contato com Joana Kajiya pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (11) 5090-5000.

Acesse o site do encontro: www.premierhospital.com.br/encontro 

 

Veja recado da Dra. Maria Goretti Sales Maciel, médica de família, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual e diretora do Instituto Paliar: 

 

Acompanhe o Premier pelo Facebook: www.facebook.com/hospitalpremier 

Relacionados

Estudantes e profissionais de serviços públicos terão gratuidade na inscrição para o III Encontro

Grupo Mais