Equipe multiprofissional do Hospital Anna Nery, de Brasília, visita o Premier

visita-anna-nery-02

Equipe do Premier e do Hospital Anna Nery trocam experiências sobre formas de cuidaro. Foto: Ruam Oliveira / Hospital Premier

 

Uma equipe multiprofissional do Hospital Anna Nery, de Taguatinga, região administrativa de Brasília, DF, participou de visita técnica no Hospital Premier esta semana. O intuito da visita foi trocar experiências entre ambas as instituições, que são especializadas em Cuidados Paliativos. 

Organizada por Marília Othero, do Saber MAIS Ensino e Pesquisa, e pelo Gerente de Recursos Humanos do Anna Nery, Gabriel Amaral, a visita técnica foi realizada nas áreas Clínica, de Terapia Ocupacional e de Gestão Operacional do Premier. 

“É muito interessante ver este processo com foco no paciente, ver que eles são humanizados e também observar toda a integração da instituição com a comunidade”, disse Simone Carvalho, gerente de Qualidade no Anna Nery. Ela avaliou ser muito importante as iniciativas “extra muros” realizadas pelo Premier, como ações na Praça Berta Mendes Gabriel e o projeto Bairro Amigo do Idoso, por exemplo.

De acordo com a equipe, o trabalho mais difícil será a quebra de paradigma em relação ao cuidado. Apesar de estarem localizados em uma região administrativa menos dependente da capital brasileira, o que rege a mentalidade das instituições de saúde locais é, segundo eles, a medicina intensiva, ou como intitularam: “intensivismo”. “É difícil encontrar uma vaga de UTI em Brasília.  E temos mesmo essa cultura do médico de pronto socorro, principalmente nos hospitais particulares. Mínima que seja a doença, vai ser mandada  para ser investigada em UTI”, afirmou  Gabriela Marciano, gerente médica na instituição de Brasília. 

O conhecimento sobre os Cuidados Paliativos com ênfase em enxergar o paciente em sua totalidade - envolvendo também o aspecto social e familiar - e a abordagem humanizadora é o que será levado e implementado no Anna Nery, garante a equipe. “A gente volta para Brasília com esta tarefa maior que é encontrar técnicas para poder lidar com esta cultura [intensivista] e não só dentro do mercado de Brasília como principalmente dentro da nossa própria instituição”, afirma Gabriel Amaral. 

Saiba mais sobre o Hospital Anna Nery pelo Facebook: www.facebook.com/annaneryhospital

Acompanhe o Premier pelo Facebook: www.facebook.com/hospitalpremier 

Grupo Mais