Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos

Sobre o I Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos

O I Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos foi realizado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo – SP, em setembro de 2012, no qual diversas equipes de Cuidados Paliativos tiveram a oportunidade de apresentar suas práticas, a partir de um roteiro prévio:

– Nome do serviço, cidade e estado, data de início;

– Estrutura de financiamento e de relacionamento académico;

– Tipo de serviço (serviço de internamento hospitalar, ambulatório, equipa de consulta, internamento hospitalar, casa de repouso, etc.);

– Estatísticas e dados disponíveis;

– Normas e padrões de referência;

– Composição da equipe, incluíndo formação em cuidados paliativos, estrutura de remuneração e dedicação;

– Presença de um programa de luto;

– Atividades educativas.

Os serviços foram convidados a participar, sem nenhum custo. Todos os indivíduos atuantes em equipes de Cuidados Paliativos com nomes nas listas de correio eletrônico da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e também do Grupo MAIS foram contactados e convidados a apresentar os seus trabalhos.

Participaram deste I Encontro 31 serviços e, a partir dos dados apresentados, pôde-se estabelecer um primeiro perfil dos serviços brasileiros de Cuidados Paliativos. Tal trabalho foi apresentado no Congresso da Associação Europeia de Cuidados Paliativos, em 2013, na cidade de Praga – República Tcheca. Tal material também serviu de base para a publicação de um capítulo no livro Reabilitação em Cuidados Paliativos, de 2014, publicado pela Editora Lusodidacta, de Portugal.

Você pode encontrar aqui  o pôster apresentado. E aqui  você encontra os dados em Língua Portuguesa.

foto1

 

 

Sobre o II Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos

 

Em 2014, foi organizado o II Encontro Brasileiro de Serviços de Cuidados Paliativos, com os seguintes objetivos:

• Divulgar os serviços de Cuidados Paliativos existentes no Brasil;

• Refletir sobre a situação dos Cuidados Paliativos no país;

• Fomentar a criação de uma rede de colaboração entre os diferentes serviços.

Tal encontro foi realizado na cidade de São Paulo, na Cinemateca Brasileira, e sua organização baseou-se em duas conferências e em grupos de trabalho, nos quais os participantes puderem debates de maneira ativa os temas propostos e também aqueles por eles mesmo levantados.

Concomitantemente, foi feita uma pesquisa de perfil de serviços brasileiros de Cuidados Paliativos, da qual já participaram 69 serviços. Também ocorreu o I Encontro de Ligas Acadêmicas de Cuidados Paliativos e o VII Ciclo de Cinema e Reflexão.

Os dados da pesquisa sobre os serviços foram compilados e constituíram material preliminar para o Atlas Brasileiro de Cuidados Paliativos, o qual foi apresentado no Congresso da Associação Europeia de Cuidados Paliativos em 2015, na cidade de Copenhaguen, na Dinamarca.

Você pode baixar aqui  o trabalho apresentado. E aqui  você pode encontrar estes dados em Língua Portuguesa.

foto2

 

Serviços Brasileiros de Cuidados Paliativos

Caso tenha interesse em contribuir com este trabalho de construção de redes entre os serviços de Cuidados Paliativos, coloque seu logo como apoiador dos Encontros e Fóruns de Serviços de Cuidados Paliativos organizados pelo Grupo MAIS.

Realização:

Hospital Premier / Saber MAIS

Apoio:

ANCP

Faculdade de Medicina de Itajubá



Grupo Mais