Curso de Músicos em Hospitais

Os músicos atuantes são profissionais com formação específica para trabalhar na área da saúde. Neste novo campo de trabalho, os músicos tocam instrumentos e cantam para os pacientes e com os pacientes, familiares e profissionais da instituição hospitalar. Isso cria momentos de ruptura com a rotina e possibilita um espaço de prazer, emoção e diálogo.

O projeto de Música nos Hospitais teve início em 2011 a partir da metodologia do educador musical e compositor Victor Flusser, que esteve no Brasil a convite do PREMIER Hospital para divulgar o projeto ao qual se dedica há mais de dez anos na Europa. Flusser era responsável, à época,  pelo diploma universitário de Músicos Atuantes na Área Social e da Saúde  do Centre de Formation de Musiciens Intervenants (CFMI) da Universidade de Estrasburgo (França) e acumulou importantes experiências desenvolvidas em instituições de saúde cujo ponto central é a música não necessariamente para fins terapêuticos mas para fins de comunicação, socialização e evocação.   

A partir de 2013 o Curso de Músicos Atuantes em Hospitais e Instituições de Longa Permanência foi organizado pelo SABER MAIS Centro de Educação e Pesquisa, órgão do Premier Hospital que tem como objetivo promover, apoiar e conduzir ações na área do envelhecimento humano e dos Cuidados Paliativos.

Em sua quarta edição e sob a coordenação do músico e professor Ivan Vilela, a programação prevê palestras temáticas com renomados profissionais da área da saúde e das humanidades como Lígia Py, Maria Elisa Gonzalez Manso, Josef Yaari, Samir Salman e Angélica Yamaguchi, além de aulas de técnica vocal, improvisação, formação de repertórios de época, rítmica (Barbatuques) e simulações de abordagens de pacientes. 

São 108 horas de atividades, das quais 24h sob a forma de estágio supervisionado em instituições, realizadas individualmente ou em grupo. Ao fim de cada estágio o aluno produz um relatório sobre sua atuação

Acesse o site desta edição do Curso

IV Curso de Formação de Músicos Atuantes em Hospitais e Instituições de Longa Permanência 



Grupo Mais