Idosos e pessoas com doenças crônicas, assim como crianças, fazem parte de um grupo de pessoas mais vulneráveis e frágeis, sendo, portanto, mais suscetíveis a complicações.

Com o avanço do SARS-Cov2, que agora está em um grau comunitário e não atinge apenas quem foi viajar ou quem teve contato com pessoas que foram viajar para locais onde há contaminação, é essencial que os cuidados sejam redobrados a fim de diminuir a escalada de disseminação da doença.

É válido lembrar que apesar da baixa letalidade da doença, pelo bem coletivo é importante que todas as pessoas sigam as orientações médicas e contribuam mesmo que não façam parte de um grupo mais vulnerável.

Em se tratando de idosos e pessoas com doenças crônicas que estão hospitalizadas, os visitantes devem seguir os mesmos protocolos de segurança do paciente e, em caso de suspeita da doença, as visitas devem ser suspensas.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa de mortalidade é de 3,6% em pessoas de 60 a 69 anos, de 8% em idosos entre 70 e 79 anos e superior a 14% em pessoas com idade acima de 80 anos.

Sobre a doença

O novo tipo de coronavírus foi identificado em janeiro de 2020. Os primeiros casos foram registrados na região de Wuhan, na China. O vírus já foi encontrado em diversos países pelo mundo e é preciso estar atento aos cuidados de prevenção.

A COVID19 – sigla em inglês para coronavírus disease 2019 (doença por coronavírus 2019, em tradução livre) – faz parte de uma família viral que causa infecções respiratórias tanto em seres humanos quanto em animais.

Sintomas

Os sintomas principais para identificar a doença são semelhantes a gripe ou resfriado:
• Febre
• Tosse
• Dificuldade para respirar

Alguns pacientes também apresentaram dores de cabeça e dores no corpo.

Fique atento!
A transmissão ocorre por meio de espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva, contato físico com pessoas infectadas e contato com superfícies contaminadas.

O que fazer?

A recomendação é permanecer em casa, higienizar bem as mãos e evitar aglomerações e contato físico. Caso tenha os sintomas descritos acima, principalmente complicações respiratórias, procure um atendimento médico.

Outras ações:
• Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir e/ou espirrar
• Utilize lenços descartáveis e jogue-os no lixo após o uso
• Lave as mãos frequentemente, utilizando água e sabão
• Evite tocar olhos, nariz e boca
• Evite beijos, abraços e apertos de mão
• Não compartilhe objetos de uso pessoal
• Evite aglomerações
• Mantenha os ambientes ventilados e arejados, com portas e janelas abertas
• Familiares ou acompanhantes com diagnóstico positivo da doença não devem ter contato com idosos